Diccionario Bibliographico Brazileiro/Antonio Augusto Fernandes Pinheiro

Wikisource, a biblioteca livre

Antonio Augusto Fernandes Pinheiro — E' natural do Rio de Janeiro e engenheiro civil pela escola central, hoje polytechnica; socio honorario da associação industrial e presidente do club de engenharia. Tem exercido diversas commissões do ministerio da agricultura, e escreveu:

Industrias textis — Vem no relatorio sobre a exposição universal de 1867, redigido pelo secretario da commissão brazileira, Constancio Julio de Villeneuve, sendo o doutor Fernandes Pinheiro o encarregado desta parte do dito relatorio.

Estrada de ferro de Campos a Macahé. Rio de Janeiro, 1869, in-4.°

Relatorio dos trabalhos executados no prolongamento da estrada de ferro da Bahia durante o anno de 1877, apresentado ao ministro da agricultura. Bahia, 1878.

Archivos da exposição da industria nacional. Actas, pareceres, e decisões do jury geral da exposição da industria nacional, realisada no Rio de Janeiro em 1881, precedidos de uma introducção pelo engenheiro civil Antonio Augusto Fernandes Pinheiro, etc. Rio de Janeiro,1882, 568 pags. in-8º e mais 168 da introducção - Além da introducção e collaboração desta obra, ha ahi tres pareceres de Fernandes Pinheiro, a saber:

- Parecer sobre o vclocipede a vapor e a machina do systema Flauder para aplainar cylindros de locomotivas expostos pela estrada de ferro D. Pedro II.

- Parecer sobre papeis pintados para forrar casas -pags. 333 a 347.

- Parecer sobre materiaes de transportes terrestres e accessorios de vehiculos e de vias ferreas - pags. 348 a 368.