Diccionario Bibliographico Brazileiro/Antonio Augusto da Costa Aguiar

Wikisource, a biblioteca livre

Antonio Augusto da Costa Aguiar – Natural da provincia de S. Paulo, nasceu pouco depois de 1830 e falleceu a 11 de maio de 1877.

Fez na Inglaterra toda a sua educação litteraria, sem comtudo formar-se em faculdade alguma, casando-se depois com uma filha do conselheiro José Bonifacio de Andrada e Silva; era muito versado e fallava perfeitamente a lingua ingleza, da qual fez muitas versões para a portugueza, como por exemplo:

A guerra do Paraguay, com uma resenha historica do paiz e de seus habitantes por Jorge Thompson, tenente coronel de engenheiros do exercito paraguayo, ajudante de campo do presidente Lopes, cavalleiro da ordem do Merito do Paraguay, etc. Traducção do inglez. Rio de Janeiro, 1869, 189 pags. in-8.°

Escreveu mais:

Algumas considerações sobre o programma do ministerio. Santos, 1851, 15 pags. in-8° — E' um opusculo politico.

O Brazil e os brazileiros — Não vi esta obra; a bibliotheca nacional não a possue. Sei, porém, que contém muitas idéas sobre colonisação.

Apontamentos historicos a respeito do grande ministro da independencia, José Bonifacio de Andrada e Silva. Rio de Janeiro, 1872, 31 pags. in-8.°

Historia do Marquez de Barbacena. 2 vols. Inedita — Esta obra é escripta á vista de documentos authenticos que esclarecem pontos muito interessantes da nossa historia, e factos que se passaram com o fundador da monarchia.

Consta que Costa Aguiar deixára outras obras ineditas.