Diccionario Bibliographico Brazileiro/D. Anna Barboza de Lossio e Seílbitz

Wikisource, a biblioteca livre

D. Anna Barboza de Lossio e Seílbitz - Filha do senador dom Nuno Eugenio de Lossio e Seílbitz e de dona Anna Barboza Correia de Araujo, nasceu na cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro a 6 de novembro de 1830 e falleceu a 1 de fevereiro de 1877.

De tão aprimorada educação, quanto foi infeliz, dona Anna Lossio escreveu diversos artigos em praza e em verso sob diversos pseudonymos na Marmota Fluminense de 1854 a 1855, assim como no Brazil Historico e no Correio Mercantil em 1863, e além disto:

- Uma viagem ao Parnazo. A educação da mulher - São dous artigos insertos na Semana Illustrada, de que foi reproduzido o segundo em outro periodico da côrte.

- Historia da vida de Jesus Christo desde seu nascimento até sua resurreição, extrahida fielmente do Novo Testamento, e seguida da moral dos apostolas, etc. Rio de Janeiro, 1863 - Esta obra é em verso.

- O Sagrado caminho da cruz: col1ecção de trinta magnificas estampas, representando as estações da Paixão de Jesus Christo e outros assumptos sagrados, acompanhadas de poesias religiosas. Rio de Janeiro, 1865 - Desta obra ha segunda edição, Rio de Janeiro, 1868.

- Cantos religiosos. Rio de Janeiro... - Nunca vi este volume; só tenho delle noticia.

- Historia da vida ele Maria Santissima - inedita. Sei que a autora tratava de publicar esta obra, quando falleceu.