Diccionario de botanica brasileira/Açafrão

Wikisource, a biblioteca livre

Açafrão.Crocus, salicus, Linn.Fam. das Iredaceas. — Esta planta é natural das índias Orientaes e do Meio-dia da Europa. Arbusto de quasi um metro de altura, folhas roixeadas e compridas; a flôr e seus tegumentos são amarellos, purpurinos, e avermelhados. Quando secca tem grande consummo na Europa para a tinturaria; desprende de seus orfãos uma tinta amarella e um oleo volatil. Póde cultivar-se no Brasil.

Na arte culinaria e nas confeitarias costuma-se empregar o açafrão para dar uma côr agradavel a muitas iguarias e confeições.

Propriedades medicas. — O açafrão é empregado com muito proveito nas epilepsias e ainda como emmenogogo e anti-spasmodico. A raiz é bom diuretico e digestivo. Em dese forte produz, embriaguez, somnolencia e delirio. Dá-se em infusão na dóse de uma gramma para 450 grammas d'agua, e em pó de uma a duas grammas; em tintura de uma a quatro grammas e em xarope de 15 a 30 grammas.

Caracteres da famlia. - Vegetaes herbaceos de bulbo carnoso, providos de folhas alternas, planas, ensiformes, muitas vezes disticas; flôres envoltas em espathas; perianthio tubuloso de seis divisôes profundas, dispostas em duas ordens; tres estames livres ou monadelphos; oppostos ás divisôes externas do perianthio e ligados na base; ovario infero com tres lojas multiovuladas; stylete simples terminado por tres estigmas em forma de cornetas chatas, de margens franjadas, tomando muitas vezes uma apparencia petaloide; fructo capsular de tres lojas, com tres valvulas septiferas.