Diccionario de botanica brasileira/Abaremo-temo

Wikisource, a biblioteca livre

Abaremo-temo. — Mimosa cochlia-carpus, Gomes. — Fam. das Leguminosas. — Esta arvore vegeta no Rio de Janeiro, é oriunda do paiz; seu porte é semelhante ao de um Iagazeiro, suas propriedades analogas as do Barbatimão. A dóse é de 8 grammas para 450 grammas d'agua fervendo.

Caracteres da familia. — Familia muito natural, na qual estão reunidas plantas herbaceas, arbustos e arvores muitas vezes de dimensões collossaes.

Suas folhas são alternas, compostas, algumas vezes compostas, e n'este caso raras vezes os foliolos se mostram, e só fica o peciolo que se dilata, e fórma uma especie de folha simples. Na base de cada uma d'ellas, existem duas estipulas muitas vezes persistentes.

As flôres offerecem uma inflorescencia muito variada: geralmente são hermaphroditas.

O seu calice é muitas vezes um pouco tubuloso, de cinco dentes desiguaes, outras vezes de cinco divisões mais ou menos profundas e desiguaes. No exterior do calice encontra-se uma ou mais bracteas ou as vezes um involucro em fórma de calice.

A corolla, que algumas vezes falta, compõe-se da cinco pétalas, geralmento desiguaes, das quaes uma superior, maior, que involve as outras e que se denomina estandarte, duas lateraes, chamadas azas, e duas inferiores, mais ou menos soldadas, formando a carena; outras vezes a corolla é formada de cinco pétalas iguaes.

Os estames são geralmente em numero de dez, algumas vezes mais numerosos. As mais das vezes seus filetes são diadelphos, raras vezes monadelphos ou inteiramente livres, perigynicos ou hypoginicos.

O ovario é mais ou menos agudo na baze: em geral é alongado inequilatero, de uma só loja, contendo um ou mais ovulos unidos na sutura interna.

O estylete é um pouco lateral, muitas vezes recurvado, terminado por um estigma simples.

O fructo é vagem ou legume.

As sementes são geralmente desprovidas d'endosperma.