Diccionario de botanica brasileira/Abricó

Wikisource, a biblioteca livre

Abricó.Armeniaca vulgaris, Lamark.Prunus armeniaca, Linn.Fam. das Rosaceas. — Planta natural da Armenia; arvore média, de flôres brancas, os fructos são carnosos indehiscentes de 9 a 12 centimetros de diametro, redondos, amarellos, comestiveis quando maduros, aromaticos, mas não de agradavel cheiro; o epicarpo é pouco espesso, um tanto pelludo e com um sulco lateral; a massa um tanto secca e amarella, envolve uma noz.

Cultiva-se esta planta nas provincias do Sul do Imperio.

Caracteres da familia. — Grande familia composta de vegetaes herbaceos, de arbustos, ou arvores, attingindo grandes dimensões.

Suas folhas são alternas, simplices ou compostas, acompanhadas na baze de duas estipulas persistentes, algumas vezes soldadas com o peciolo.

As flôres offerecem differentes modos de inflorescencia; compõem-se de um calice gamosepalo, de quatro ou cinco divisões, algumas vezes acompanhado exteriormente de uma especie de involucro ou caliculo, que faz corpo com o calice, de modo que este parece ter oito ou dez lobos. A corolla, que algumas vezes falta, é composta de quatro ou cinco petalas regularmente dispostas.

Os estames em geral são em grande numero e distinctos.

O pistillo apresenta varias modificações; umas vezes é formado de uma ou de mais carpellas inteiramente livres e distinetos, collocadas num calice tubuloso; outras vezes essas carpellas estão reunidas pelo bulo exterior com o calice; ora estão assim soldadas, não só com o calice, mas entre si; ora estão reunidas numa especie de capitulo dentro de um receptaculo ou gynophoro. Cada uma d'essas carpellas é unilocular e contem um, dous ou maior numero de ovulos, cuja posição é muito variavel.

O estylete é sempre mais ou menos lateral, e o estigma simples.

O fructo é extremamente polymorpho: umas vezes é uma verdadeira noz; outras vezes um pomo; ora é constituido por um ou mais akeníos, ora por uma ou mais capsulas dehiscentes, ora formando um capitulo sobre um gynophoro que torna-se carnudo.

As sementes teem seu embryão homotropo, desprovido de endosperma.