Discussão:Eu (Augusto dos Anjos)

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Verificabilidade[editar]

Nenhum dos poemas possui uma fonte, o que impossibilita a verificação dos textos. Eles não devem ser eliminados? Pois, segundo a página Ajuda:Fonte, "uma obra que não tenha sido fornecido a fonte, por mais completa e formatada que esteja, será, em algum momento, eliminada." Orion3301.9 (discussão) 20h24min de 17 de maio de 2020 (UTC)

  • Bem, Especial:UnconnectedPages possui cinco mil páginas sem digitalizações (por limitação técnica, já que o número é muito maior) e Categoria:!Unidades de texto sem fichas de dados mais de 13k de páginas sem nem terem fichas... Considero contraprodutivo eliminar obras que são facilmente verificáveis que ao menos existem e são de quem se afirmam ser. Prefiro ir, lentamente, inserindo fontes (ou, preferivelmente, ir as transcluindo com digitalizações). Vale lembrar que a página consta com {{proposta}} e quem a redigiu é este que assina a mensagem [1][2]. Não devemos levar a ferro e fogo algo que não é uma legislação e serve mais como prevenção contra inserção de materiais impossíveis de se confirmar que se quer existem. As duas únicas páginas que possuem critérios para conteúdos que podem ser eliminados assim que localizados são a política de direitos autorais e a política de inclusão. Lugusto 20h35min de 17 de maio de 2020 (UTC)
    • Entendi. Eu achei a obra no site Domínio Público. Podemos usar ele como fonte? Orion3301.9 (discussão) 20h50min de 17 de maio de 2020 (UTC)
      • Oops, eu tinha errado o link, a página especial correta é Especial:PagesWithoutScans. Sim, seguindo o link de [iniciar], mantenha o valor sugerido em |ref-tipo = {{tipo da fonte|confirmação}} e coloque esse link em |referência=. Só, que, note que como as páginas individuais das poesias não são subpáginas desse índice, você precisará criar uma ficha para cada um deles.... A boa notícia é que dá pra fazer como redirecionamento. Por exemplo, Anexo:Ficha/O Caixão Fantástico com conteúdo #REDIRECT [[Anexo:Ficha/Eu (Augusto dos Anjos)]] Lugusto 21h13min de 17 de maio de 2020 (UTC)
        • Sabe se esta edição de Eu, e outras poesias pode ser publicada no Commons? Orion3301.9 (discussão) 23h36min de 29 de maio de 2020 (UTC)
          • O HathiTrust segue a complicada legislação sobre direitos autorais dos EUA e, como no catálogo deles consta que essa edição é de 1928, ainda faltam pelo menos três anos para que a digitalização seja disponibilizada ao público; Não encontrei também nenhuma obra/edição de Augusto dos Anjos disponível por lá.

            A BBM-USP tem uma edição de 1920 que está em domínio público nos EUA porém protegida no Brasil (por conter um estudo de Orris Soares, falecido em 1964), o que a impossibilita de ser enviada ao Commons (há duas opções: 1) mutilar a digitalização removendo esse estudo, mas não tenho muita certeza em como poderia sinalizar o arquivo para esse detalhe; 2) fazer upload localmente aqui no pt.Wikisource, com a Wikimedia Foundation não correndo risco algum de processo por estar nos EUA mas com quem editar conteúdos relacionados a essa digitalização sim (há casos de pessoas processadas por causa de suas edições na Wikipédia sem que a Wikimedia tenha sofrido qualquer dano).

            Procurei em outros sites e eles não possuem digitalizações do autor. A BBM-USP possui também uma digitalização de edição de 1912 que, essa sim, não possui nenhuma questão de direitos autorais. Vou reprocessar esse PDF e enviar o DjVu ao Commons. Lugusto 00h09min de 30 de maio de 2020 (UTC)
  • @555: O que acha então de, ao invés de criar uma ficha para os poemas, transcluir a digitalização de 1912? Isso reduziria o número de páginas sem digitalização. Orion3301.9 (discussão) 20h03min de 4 de junho de 2020 (UTC)
    • Eu particularmente tendo a preferir a transclusão de digitalizações que o uso de fichas, deixando essas para o caso dos textos que não é possível achar uma digitalização (o que vai ser o caso, provavelmente, dos que foram inclusos só a partir das edições póstumas, mas essa já é outra questão). Se quiser mexer nisso, vá em frente :) Lugusto 21h25min de 4 de junho de 2020 (UTC)