Em Tradução:Arthashastra

Wikisource, a biblioteca livre
Logotipo da Wikipédia
Existe na Wikipédia um artigo relacionado com Arthashastra.

O Arthashastra de Kautilya é um excelente tratado sobre política de Estado, políticas econômicas e estratégia militar. Acredita-se ter sido escrito por Kautilya, também conhecido pelo nome Chanakya ou Vishnugupta, o primeiro ministro do primeiro grande imperador da Índia, Chandragupta Maurya.

No Arthashastra, Kautilya mistura o pragmatismo áspero pelo qual ele é famoso com a compaixão pelos pobres, pelos escravos e pelas mulheres. Ele revela a imaginação de um romancista ao considerar todo tipo de cenários que dificilmente podem ter sido comuns na vida real.

Centralmente, o Arthaśāstra defende uma autocracia que gerencia uma economia eficiente e sólida. Discute a ética da economia e os deveres e obrigações de um monarca. O alcance do Arthaśāstra é, no entanto, muito mais amplo do que a política de Estado, e oferece um esboço de todo o quadro jurídico e burocrático para a administração de um reino, com uma riqueza de detalhes culturais descritivos sobre temas como mineralogia, mineração e metais, agricultura, criação de animais e medicina. O Arthaśāstra também se concentra em questões de bem-estar (por exemplo, redistribuição da riqueza durante uma crise de fome) e a ética coletiva que mantém uma sociedade unida.

Índice[editar]