Saltar para o conteúdo

João Ferreira de Almeida (1819)/Genesis/XIX

Wikisource, a biblioteca livre
  1. E viera os dous Anjos a Sodoma á tarde, e estava Loth assentado á porta de Sodoma; e vendo os Loth, levantouse lhes a o encontro, e inclinouse com o rosto á terra.
  2. E disse: Ora sus, Senhores meus, entrae agora em casa de vosso servo, e passae nella a noite, e lavae vossos pés; e de madrugada vos levantareis, e ireis vosso caminho: e elles disseraõ: Naõ, antes na rua passaremos a noite.
  3. E perfiou com elles muyto, e vieraõ com elle, e entraraõ em sua casa: e fez lhes hum convite, cozendo bolos sem levedura, e comeraõ.
  4. E antes que se deitassem, cercaraõ os varoẽs daquella cidade a casa, os varoẽs de Sodoma, desd'o mais moço até o mais velho; todo o povo desd'o estremo cabo.
  5. E chamaraõ a Loth, e disseraõlhe: Onde estaõ os varoẽs, que vieraõ a ty nesta noite? tira os fora a nós, paraque os conheçamos.
  6. Entaõ sahio Loth a elles á porta, e fechou a porta após si.
  7. E disse: Meus irmaõs, rogo vos, que naõ façais mal.
  8. Vedes aqui, duas filhas tenho, que ainda naõ conheceraõ varaõ, fora vo-las tirarei, e fazei dellas, como bom for em vossos olhos; somente nada façais a estes varoẽs, porque por isso vieraõ á sombra de meu telhado.
  9. Porèm elles disseraõ: Chega-te mais para ca: mais disseraõ: Como peregrino este hum veyo aqui habitar, e seria juiz em tudo? Agora te faremos mais mal que a elles; e apertaraõ a o varaõ, a Loth, e chegaraõse para arrombar a porta.
  10. Porèm aquelles varoẽs estenderaõ sua maõ, e fizeraõ entrar a Loth com sigo em casa, e fecharaõ a porta.
  11. E feriraõ a os varoẽs que estavaõ á porta da casa, com cegueira, desd'o menor até o mayor, de maneira que cansaraõ se por achar a porta.
  12. Entaõ disseraõ aquelles varoẽs a Loth: A quem tens ainda mais aqui? genro, ou teus filhos, ou tuas filhas, e todos quantos tens nesta cidade, tira os fora deste lugar.
  13. Porque imos a destruir este lugar, porquanto seu clamor foi feito grande diante da face de JEHOVAH, e JEHOVAH nós enviou a destruilo.
  14. Entaõ sahio Loth, e fallou a seus genros, os que aviaõ de tomar suas filhas, e disse: Levantae vos, sahi deste lugar; porque JEHOVAH ha de destruir a cidade; porèm foi tido por zombador nos olhos de seus genros.
  15. E subindo a alva, os Anjos apertaraõ a Loth, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher, e tuas duas filhas, que á maõ estaõ, paraque naõ pereças na injustiça desta cidade.
  16. Porèm elle se detinha, e aquelles varoẽs lhe pegaraõ da maõ, e da maõ de sua mulher, e da maõ de suas duas filhas, pela misericordia de JEHOVAH sobre elle; e tiraraõ o, e puzeraõ o fora da cidade.
  17. E aconteceo que tirando os fora, disse: Escapa-te por tua vida, e naõ olhes pera tras de ty, e naõ pares em toda esta campina, escapa te na montanha, paraque naõ pereças.
  18. E Loth disse lhes: Ora naõ, Senhor!
  19. Eis que agora teu servo tem achado graça em teus olhos, e engrandeceste tua misericordia, que a my me fizeste, para guardar minha alma em vida; porèm eu naõ poderei escapar na montanha, paraque por ventura naõ se me pegue este mal, e morra.
  20. Eis que agora esta cidade está perto, para fugir para lá, e he pequena; ora ali me escaparei, (naõ he pequena?) paraque minha alma viva.
  21. E disselhe: Eis aqui, aceitado tenho teu rosto até neste negocio, para naõ trastornar esta cidade, de que fallaste.
  22. Apressa-te, escapa-te alá; porque nada poderei fazer, até que naõ chegues ali: por isso se chamou o nome desta cidade Zoar.
  23. Sahia o sol sobre a terra, quando Loth entrou em Zoar.
  24. Entaõ fez JEHOVAH chover sobre Sodoma e sobre Gomorra enxofre e fogo, de JEHOVAH desd'o ceo.
  25. E trastornou aquellas cidades, e toda aquella campina, e todos os moradores daquellas cidades, e a novidade da terra.
  26. E olhou sua mulher pera tras delle, e converteose em estatua de sal.
  27. E Abraham levantouse aquella mesma manhaã de madrugada para aquelle lugar, aonde estivera diante da face de JEHOVAH.
  28. E attentou para Sodoma e Gomorra, e para toda a terra daquella campina: e attentou, e eis que hum fumo subia da terra, como o fumo de hum forno.
  29. E aconteceo que, destruindo Deus as cidades desta campina, Deus se lembrou de Abraham, e tirou a Loth do meyo da destruiçaõ, trastornando aquellas cidades, em que Loth habitara.
  30. E subio Loth de Zoar, e habitou na montanha, e suas duas filhas com elle; porque temia de habitar em Zoar: e habitou em huã caverna, elle, e suas duas filhas.
  31. Entaõ a primogenita disse á menor: Nosso pae he ja velho e naõ ha varaõ na terra, que entre a nós segundo o costume de toda a terra.
  32. Vem, demos de beber vinho a nosso pae, e deitemos-nos com elle, paraque em vida conservemos semente de nosso pae.
  33. E deraõ de beber a vinho a seu pae naquella noite; e veio a primogenita, e deitouse com seu pae, e naõ sentio quando ella se deitou, nem quando se levantou.
  34. E aconteceo a o outro dia, que disse a primogenita á menor: Ves aqui, eu ja hontem á noite me deitei com meu pae: demoslhe de beber vinho tambem esta noite, e entaõ entra, deita te com elle, paraque em vida conservemos semente de nosso pae.
  35. E deraõ de beber vinho a seu pae, tambem naquella noite: e levantouse a menor, e deitouse com elle; e naõ sentio quando ella se deitou, nem quando se levantou.
  36. E conceberaõ as duas filhas de Loth de seu pae.
  37. E pario a primogenita hum filho, e chamou seu nome Moab: Este he o pai dos Moabitas até o dia de hoje.
  38. E a menor tambem pario hum filho, e chamou seu nome Ben-Ammi; Este he o pae dos filhos de Ammon até o dia de hoje.