João Ferreira de Almeida (1819)/Genesis/XVII

Wikisource, a biblioteca livre
  1. Sendo pois Abram de idade de noventa e nove annos, JEHOVAH apareceo a Abram, e disse lhe: Eu sou o Deus Todopoderoso, anda diante de meu rosto, e sé sincero.
  2. E porei meu concerto entre my e entre ty, e te multiplicarei grandissimamente.
  3. Entaõ cahio Abram sobre seu rosto; e fallou Deus com elle, dizendo:
  4. Quanto a my, eis meu concerto comtigo: e tu serás por pae da multidaõ de gentes.
  5. E naõ se chamará mais teu nome Abram, senaõ Abraham será teu nome; porque te tenho posto por pae da multidaõ de gentes.
  6. E te farei frutificar grandissimamente, e te porei em gentes, e Reys sahiráõ de ty.
  7. E estabelecerei meu concerto entre my e entre ty, e entre tua semente despois de ty em suas geraçoẽs, por concerto perpetuo, para ser a ty por Deus, e a tua semente despois de ty.
  8. E darei a ty, e a tua semente despois de ty, a terra de tuas peregrinaçoẽs, toda a terra de Canaan em perpetua possessaõ, e ser lhes hei por Deus.
  9. Disse mais Deus a Abraham: Tu porèm meu concerto guardarás, tu, e tua semente despois de ty, em suas geraçoẽs.
  10. Este he meu concerto, que guardareis entre my e entre vosoutros, e entre tua semente despois de ty, que todo macho vos será circuncidado.
  11. E circuncidareis a carne de vosso prepucio; e isto será por sinal do concerto entre my e entre vosoutros.
  12. De oito dias pois o filho vos será circuncidado, todo macho em vossas geraçoẽs: o nacido em casa, e o comprado por dinheiro de todo estrangeiro, que naõ for de tua semente.
  13. Circuncidando será circuncidado o nacido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro: e estará meu concerto em vossa carne por concerto eterno.
  14. E o macho com prepucio, cuja carne do prepucio circuncidada naõ ouver, aquella alma desarreigada será de seus povos; meu concerto quebrantou.
  15. Disse Deus mais a Abraham: Naõ chamarás mais o nome de Sarai tua mulher, Sarai, senaõ Sara será seu nome.
  16. Porque eu a hei de abençoar, e a ty della te hei de dar hum filho; e de tal modo a abençoarei, que será por gentes; Reys dos povos sahiráõ della.
  17. Entaõ cahio Abraham sobre seu rosto, e riose, e disse em seu coraçaõ: a hum homem de cem annos ha de nacer hum filho? e parirá Sara de idade de noventa annos?
  18. E disse Abraham a Deus: Ouxala, viva Ismael diante de teu rosto!
  19. E disse Deus: Em verdade, Sara tua mulher te parirá hum filho, e chamarás seu nome Isaac, e com elle estabelecerei meu concerto, por concerto eterno para sua semente despois delle.
  20. E tocante a Ismael, te tenho ouvido: Eis aqui ja o tenho abençoado, e falohei frutificar e multiplicar grandissimamente: doze principes gerará, e por grande gente o porei.
  21. Porèm meu concerto estabelecerei com Isaac, a o qual Sara te parirá neste mesmo tempo, a o anno seguinte.
  22. E acabou de fallar com elle, e subio Deus de Abraham.
  23. Entaõ tomou Abraham a seu filho Ismael, e a todos os nacidos em sua casa, e a todos os comprados por seu dinheiro, todo macho entre os homens da casa de Abraham; e cinrcuncidou a carne de seu prepucio, naquelle mesmo dia, como Deus fallara com elle.
  24. E era Abraham de idade de noventa e nove annos, quando lhe foi circuncidada a carne de seu prepucio.
  25. E Ismael seu filho era de idade de treze annos, quando lhe foi circuncidada a carne de seu prepucio.
  26. Neste mesmo dia foi circuncidado Abraham e Ismael seu filho.
  27. E todos os varoẽs de sua casa, o nacido em casa, e o comprado por dinheiro do estrangeiro, foraõ circuncidados com elle.