João Ferreira de Almeida (1819)/Genesis/XXVI

Wikisource, a biblioteca livre
  1. E avia fome na terra, de mais da primeira fome, que foi nos dias de Abraham: por isso foise Isaac a Abimelech Rey dos Philisteos em Gerar.
  2. E apareceolhe JEHOVAH, e disse: Naõ deças a Egypto; habita na terra que eu te disser.
  3. Peregrina nesta terra, e serei comtigo, e te abençoarei: porque a ty e a tua semente darei todas estas terras, e confirmarei o juramento, que tenho jurado a Abraham teu pae.
  4. E multiplicarei tua semente como as estrellas do ceo, e darei à tua semente todas estas terras; e em tua semente seraõ benditas todas as gentes da terra.
  5. Porquanto Abraham obedeceo à minha voz, e guardou meu mandado, meus preceitos, meus estatutos, e minhas leys.
  6. Assi habitou Isaac em Gerar.
  7. E perguntando lhe os varoẽs daquelle lugar acerca de sua mulher, disse: Minha irmaã he; porque temia de dizer, minha mulher he, paraque porventura dizia elle me naõ matem os varoẽs daquelle lugar por amor de Rebecca; porque era formosa de vista.
  8. E aconteceo que, como elle esteve ali muito tempo, Abimelech Rey dos Philisteos olhou por huã janella e vio, eis que Isaac estava zombando com Rebecca sua mulher.
  9. Entaõ chamou Abimelech a Isaac, e disse: Eis que na verdade ella he tuã mulher; como pois disseste; minha irmaã he? e disse lhe Isaac: Porque eu dizia; paraque eu por ventura naõ morra por amor della.
  10. E disse Abimelech: Que he isto que fizeste-nos? Facilmente se ouvera deitado algum deste povo com tua mulher, de maneira que ouveras trazido culpa sobre nós.
  11. E mandou Abimelech a todo o povo, dizendo: Qualquer que tocar a este varaõ ou a sua mulher, de morte morrerá.
  12. E semeou Isaac naquella mesma terra, e achou naquelle mesmo anno cem medidas, porque JEHOVAH o abençoava.
  13. E engrandeceo se o varaõ, e hia se engrandecendo, até que foi feito muy grande.
  14. E tinha possessaõ de ovelhas, e possessaõ de vacas, e muito aparato; de maneira que os Philisteos o envejavaõ.
  15. E todos os poços, que os servos de seu pae nos dias de seu pae Abraham tinhaõ cavado, os Philisteos entulharaõ, e os encheraõ de terra.
  16. Tambem disse Abimelech a Isaac: Aparta te de nosoutros; porque muyto mais poderoso te tens feito que nós.
  17. Entaõ Isaac foise d'ali, e fez seu assento no valle de Gerar, e habitou lá.
  18. E tornou Isaac, e cavou os poços de agoa, que cavaraõ nos dias de Abraham seu pae, e que os Philisteos taparaõ despois da morte de Abraham; e chamou seus nomes dos nomes, com que lhes chamara seu pae.
  19. Cavaraõ pois os servos de Isaac naquelle valle, e acharaõ ali hum poço de agoas vivas.
  20. E os Pastores de Gerar porfiaraõ com os pastores de Isaac, dizendo: Nossa he esta agoa: por isso chamou o nome daquelle poço, Esek; porque contenderaõ com elle.
  21. Entaõ cavaraõ outro poço, e tambem porfiaraõ sobre elle: por isso chamou seu nome Sitna.
  22. E partiose d'ali, e cavou outro poço, e naõ porfiaraõ sobre elle: por isso chamou seu nome Rehoboth, e disse: Porque agora nos dilatou JEHOVAH, e crecemos nesta terra.
  23. Despois subio d'ali a Ber Seba.
  24. E apareceolhe JEHOVAH naquella mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraham teu pae: naõ temas, porque eu sou comtigo e abençoartehei, e multiplicarei tua semente, por amor de Abraham meu servo.
  25. Entaõ edificou ali hum altar, e invocou o nome de JEHOVAH, e armou ali sua tenda; e os servos de Isaac cavaraõ ali hum poço.
  26. E Abimelech veyo a elle de Gerar, com Ahuzzath seu amigo, e Pichol o principe de seu exercito.
  27. E disselhes Isaac: Porque viestes a my, pois que vos me aborreceis, e me enviastes de vosotros?
  28. E elles disseraõ: Vendo avemos visto, que JEHOVAH he comtigo, poloque dissemos: Aja agora juramento entre nosoutros, entre nós e entre ty; e façamos concerto comtigo.
  29. Que nos naõ faças mal, como nós naõ temos te tocado, e como sómente te avemos feito bem, e deixámos ir-te em paz: Agora tu es o bendito de JEHOVAH.
  30. Entaõ lhes fez hum convite, e comeraõ e beberaõ.
  31. E levantaraõ se de madrugada, e juraraõ o hum a o outro; despois os despedio Isaac, e partiraõ se delle em paz.
  32. E aconteceo naquelle mesmo dia, que vieraõ os servos de Isaac, e denunciaraõ lhe acerca do negocio do poço, que tinhaõ cavado; e dissearõ lhe: Temos achado agoa.
  33. E chamou lhe, Seba: por isso he o nome daquella cidade Ber-Seba até o dia de hoje.
  34. Ora sendo Esau de idade de quarenta annos, tomou por mulher a Judith, filha de Beeri Hetheo, e a Basmath, filha de Elon Hetheo.
  35. E estas foraõ a Isaac e a Rebecca huã amargura do espirito.