João Ferreira de Almeida (1819)/Genesis/XXVIII

Wikisource, a biblioteca livre
  1. E Isaac chamou a Jacob, e abençoou o, e mandoulhe, e disse lhe: Naõ tomes mulher das filhas de Canaan.
  2. Levanta-te, vae a Paddan-Aram, á casa de Bethuel, pae de tua mae, e toma te de lá huã mulher das filhas de Laban, irmaõ de tua mae.
  3. E Deus Todopoderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, paraque sejas em multidaõ de povos.
  4. E te dé a bençaõ de Abraham, a ty e a tua semente comtigo, paraque em herança possuas a terra de tuas peregrinaçoẽs, que Deus deu a Abraham.
  5. Assi enviou Isaac a Jacob, o qual foi-se a Paddan-Aram, a Laban filho de Bethuel Syro, irmaõ de Rebecca, mae de Jacob e de Esau.
  6. Vendo pois Esau, que Isaac abençoara a Jacob, e o enviara a Paddan-Aram, para tomar mulher para si d'ali, e que abençoando o, lhe mandara, dizendo: Naõ tomes mulher das filhas de Canaan.
  7. E que Jacob obedecera a seu pae, e a sua mae, e se fóra a Paddan-Aram.
  8. Vendo tambem Esau, que as filhas de Canaan eraõ más nos olhos de Isaac seu pae.
  9. Foi-se Esau a Ismaël, e tomou para si por mulher, alem de suas mulheres, a Mahalath, filha de Ismaël, filho de Abraham, irmaã de Nebajoth.
  10. Partiose pois Jacob de Berseba, e foise a Haran.
  11. E chegou a hum lugar, onde passou a noite, porque ja o sol era posto: E tomou das pedras daquelle lugar, e as pôs a sua cabeceira, e deitouse naquelle mesmo lugar.
  12. E sonhou; E eis huã escada era posta na terra, cuja cabeça tocava no ceo: e eis que os Anjos de Deus subiaõ e deciaõ por ella.
  13. E eis que JEHOVAH estava em cima della, e disse: Eu sou JEHOVAH, o Deus de Abraham teu pae, e o Deus de Isaac: Esta terra, em que estás deitado, te darei a ty, e a tua semente.
  14. E tua semente será como o pó da terra, e estenderse ha a o occidente, e a o oriente, e a o norte, e a o sul, e em ty, e em tua semente seraõ benditas todas as familias da terra.
  15. E eis que estou comtigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te tornarei a esta terra: porque te naõ deixarei, até que aja feito o que te tenho dito.
  16. Acordado pois Jacob de seu sono, dizia: Certamente JEHOVAH está neste lugar; e eu naõ o sabia.
  17. E temeo, e disse: Quam temeroso he este lugar, outra cousa naõ he aqui, senaõ casa de Deus; e esta he a porta do ceo.
  18. Entaõ se levantou Jacob pola manhaã de madrugada, e tomou a pedra, que tinha posto por sua cabeceira, e a pôs por estatua, e derramou azeite em cima della.
  19. E chamou o nome daquelle lugar Bethel; sendo porem o nome daquella cidade d'antes, Luz.
  20. E Jacob votou hum voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der paõ para comer, e vestidos para vestir;
  21. E eu em paz tornar á casa de meu pae: JEHOVAH me será por Deus.
  22. E esta pedra que tenho posto por estatua, será casa de Deus, e de tudo quanto me deres, dezimando dezimarei para ty.