Saltar para o conteúdo

João Ferreira de Almeida (1819)/Genesis/XXXI

Wikisource, a biblioteca livre
  1. Entaõ ouvia as palavras dos filhos de Laban, que diziaõ: Jacob tem tomado tudo o que era de nosso pae: e do que era de nosso pae, elle fez toda esta gloria.
  2. Via tambem Jacob o rosto de Laban; e eis que naõ era para com elle como de ontem e de ant'ontem.
  3. E disse JEHOVAH a Jacob: Torna-te á terra de teus paes, e a tua parentela, e eu serei comtigo.
  4. Entaõ enviou Jacob e chamou a Rachel e a Lea, a o campo a seu rebanho.
  5. E disselhes: Vejo que o rosto de vosso pae para comigo naõ he como de ontem e de ant'ontem; porem o Deus de meu pae esteve comigo.
  6. E vosoutros sabeis, que com todo meu poder tenho servido a vosso pae.
  7. Mas vosso pae me enganou, e mudou meu salario dez vezes; porem Deus naõ lhe permitio, que me fizesse mal.
  8. Quando elle dizia assi: Os pintados seraõ teu salario, todos os rebanhos pariaõ pintados; e quando dizia assi: Os salpicados seraõ teu salario, todos os rebanhos pariaõ salpicados.
  9. Assi Deus tirou o gado de vosso pae, e m'o deu a my.
  10. E sucedeu que, a o tempo quando o rebanho se esquentava, eu levantei meus olhos, e vi em sonhos, e eis que os bodes, que subiaõ sobre o rebanho, eraõ salpicados, pintados, e sarayvados.
  11. E disse me o Anjo de Deus em sonhos: Jacob; e eu disse: Eis me aqui.
  12. E disse elle: Levanta ora teus olhos, e vé todos os bodes, que subem sobre o rebanho, saõ salpicados, pintados e sarayvados: porque tenho visto tudo o que Laban te fez.
  13. Eu sou o Deus de Beth-El, aonde tens ungido a estatua: aonde tambem me tens votado o voto; Levanta-te agora, sae te desta terra, e torna-te-á á terra de tua parentela.
  14. Entaõ respondeo Rachel e Lea, e disseraõ lhe: Ha ainda para nós parte ou herdade na casa de nosso pae?
  15. Naõ elle estima nos como estranhas? pois vendeo nos, e gastando tem gastado nosso dinheiro.
  16. Porque toda a riqueza, que Deus tirou de nosso pae, he nossa, e de nossos filhos: agora pois, faze tudo o que Deus te tem dito.
  17. Entaõ se levantou Jacob, pondo seus filhos e suas mulheres sobre os camellos.
  18. E levou todo seu gado, e toda sua fazenda, que avia aquirido; o gado que possuhia, que alcançara em Paddan-Aram, para vir a Isaac seu pae, á terra de Canaan.
  19. E avendo Laban idoa trosquiar suas ovelhas, furtou Rachel os Teraphins, que seu pae tinha.
  20. E furtouse Jacob do caraçaõ de Laban Syro, porque naõ fez saber lhe, que fugia.
  21. E fugio elle com tudo o que tinha, e levantouse, e passou o rio: e pós seu rosto para a montanha de Gilead.
  22. E o terceiro dia foi denunciado a Laban, que Jacob era fugido.
  23. Entaõ tomou comsigo seus irmaõs, e perseguio o caminho de sete dias: e alcançou o na montanha de Gilead.
  24. Porem veyo Deus a Laban Syro em sonhos de noite, e disse lhe: Guarda te, que naõ falles com Jacob nem bem nem mal.
  25. Alcançou pois Laban a Jacob; e armàra Jacob sua tenda naquella montanha; armou tambem Laban com séus irmaõs a sua na montanha de Gilead.
  26. Entaõ disse Laban a Jacob: Que fizeste, que te furtaste de meu coraçaõ, e levaste minhas filhas como cativas á espada?
  27. Porque escondidamente fugiste, e te furtaste de my? e naõ me fizeste saber, paraque eu te envie com alegria, e com cantos, com tambor e com harpa?
  28. Naõ tambem me permitiste a bejar meus filhos e minhas filhas: Agora pois loucamente fizeste, fazendo assi.
  29. Poder avia em minha maõ, para vos fazer mal; mas o Deus de vosso pae me fallou ontem á noite, dizendo: Guarda te, que naõ falles com Jacob nem bem nem mal.
  30. E agora indo tens ido, porquanto tinhas grande desejo á casa de teu pae; porque tens furtado meus deuses?
  31. Entaõ respondeo Jacob, e disse Laban: Porque temia; pois que dizia: Que por ventura me naõ roubasses tuas filhas.
  32. Com quem acharás teus deuses, aquelle naõ viva; reconhece diante de nossos irmaõs, que he o teu comigo, e toma o para ty: Pois Jacob naõ sabia, que Rachel os tinha furtado.
  33. Entaõ entrou Laban na tenda de Jacob, e na tenda de Lea, e na tenda de ambas as servas, e naõ achou; e sahindo da tenda de Lea, entrou na tenda de Rachel.
  34. Mas tomara Rachel os Teraphins, e pusera os na albarda de hum camello, e assentara se sobre elles; e apalpou Laban toda a tenda, e naõ achou.
  35. E ella disse a seu pae: Naõ se acenda a ira nos olhos de meu senhor, que naõ posso levantar me diante de tua face: porquanto tenho o costume das mulheres: e elle buscou, mas naõ achou os Terraphins.
  36. Entaõ irouse Jacob, e contendeo com Laban; e respondeo Jacob e disse a Laban: Que he minha maldade? que he meu pecado? que taõ furiosamente me tens perseguido?
  37. Avendo apalpado todo meu fato, que achaste de todo o fato de tua casa? pôe o aqui diante de meus irmaõs, e teus irmaõs; e julguem entre nos ambos.
  38. Estes vinte annos eu estive comtigo, tuas ovelhas e tuas cabras nunca moveraõ, e naõ comi os carneiros de teu rebanho.
  39. Naõ te trouxe o despedaçado, eu pagava o, de minha maõ o requerias, o furtado de dia, e o furtado de noite.
  40. Eu estive assi que de dia me consumia a quentura, e de noite a geada; e meu sono se foi de meus olhos.
  41. Estive agora vinte annos em tua casa; catorze annos te servi por tuas duas filhas, e seis annos por teu rebanho; mas meu salario tens mudado dez vezes.
  42. Se o Deus de meu pae, o Deus de Abraham, e o temor de Isaac naõ fora comigo, por certo enviasses me agora vazio: Deus attentou para minha affliçaõ, e para o trabalho de minhas maõs, e reprendeo te ontem a noite.
  43. Entaõ respondeo Laban, e disse a Jacob: Estas filhas saõ minhas filhas, e estes filhos saõ meus filhos, e este rebanho he meu rebanho, e tudo o que ves, meu he: E que farei hoje a estas minhas filhas, ou a seus filhos, que pariraõ?
  44. Agora pois vem e façamos concerto, eu e tu, que seja por testimunho entre my e entre ty.
  45. Entaõ tomou Jacob huã pedra, e alçou a por estatua.
  46. E disse Jacob a seus irmaõs: Ajuntae pedras, e tomaraõ pedras, e fizeraõ hum montaõ, e comeraõ ali sobre aquelle montaõ.
  47. E chamoulhe Laban Jegar Sahadutha; porem Jacob chamou lhe Galeed.
  48. Entaõ disse Laban: Este montaõ seja hoje por testimunha entre my e entre ty: por isso se chamou seu nome Galeed.
  49. E Mizpa: porquanto disse: Attente JEHOVAH entre my e entre ty; quando nos esconderemos o hum do outro.
  50. Se affligires a minhas filhas, e se tomares mulheres alem de minhas filhas, ninguem está com nosco: Attenta que Deus ha de ser testimunhas entre my e entre ty.
  51. Mais disse Laban a Jacob: Eis aqui este mesmo montaõ, e eis aqui esta estatua que levantei entre my e entre ty.
  52. Este mesmo montaõ seja testimunha, que eu naõ passarei este montaõ a ty, e que tu naõ passarás este montaõ e esta estatua a my, para mal.
  53. O Deus de Abraham, e o Deus de Nahor, o Deus de seu pae julgue entre nos; e jurou Jacob polo temor de seu pae Isaac.
  54. E sacrificou Jacob hum sacrificio naquella montanha, e convidou a seus irmaõs, para comer paõ; e comeraõ paõ, e passaraõ a noite na montanha.
  55. E levantou se Jacob pola manhaã de madrugada, e bejou a seus filhos, e a suas filhas, e abençoou os; e partiose, e tornouse Laban a seu lugar.