Likutey Moharan/Parte 1/Torá 1

Wikisource, a biblioteca livre

Seção 1[editar]

“Ashrei T’mimei Darekh (Felizes aqueles cujo caminho é perfeito), que andam com a Torá de Deus.” (Salmos 119: 1)

Conhecer! por meio da Torá, todas as orações e todos os pedidos que solicitamos e oramos são aceitos. A graça e a importância do povo judeu são, portanto, realçadas e elevadas na avaliação de todos de quem possam necessitar, seja em questões espirituais ou físicas.

Pois atualmente, como resultado de nossos muitos pecados, a verdadeira graça e importância do povo judeu caíram. Agora, a maior parte da importância e graça são encontradas com os outros. Por meio da Torá, no entanto, a graça e a importância do povo judeu são aumentadas. Pois a Torá é chamada de "uma amada corça e um yaALat chein (g gazela corrida) ”(Provérbios 5:19) —she maALah chein (concede graça) àqueles que a estudam (Eruvin 54b). E através disso, todas as orações e pedidos são aceitos.

Seção 2[editar]

2. Pois o judeu deve sempre se concentrar na inteligência interior de cada assunto, e se ligar à sabedoria e inteligência interior que pode ser encontrada em cada coisa. Isso, para que a inteligência que está em cada coisa o ilumine, para que ele se aproxime de Deus por meio dessa coisa. Pois a inteligência interior é uma grande luz que brilha para uma pessoa em todos os seus caminhos. Como está escrito (Eclesiastes 8: 1), "A sabedoria de uma pessoa faz com que seu semblante brilhe."

Este é o conceito de Yaakov. Pois YaAKoV mereceu os direitos do primogênito, que é reishit (início), o conceito de sabedoria, como em (Salmos 111: 10), “O reishit é sabedoria”. Isso corresponde a "e YaAKVeiny (ele me obstruiu) nessas duas vezes" (Gênesis 27:36), que Onkelos traduz: "ele me enganou".

E este é o conceito de sol. Pois a inteligência interior brilha para ele em todos os seus sentidos, como o sol. Isso corresponde a (Provérbios 4:18), “O caminho dos justos é como a luz do sol radiante, brilhando cada vez mais forte ao se aproximar do meio-dia”.

E esse é o conceito do CheT. Isso sugere ChiuT (vida). Pois a sabedoria e a inteligência interior são a vitalidade de todas as coisas, como em (Eclesiastes 7:12), “A sabedoria dá vida a quem a possui”. No entanto, porque a luz da inteligência interior é muito grande, é impossível alcançá-la exceto através do conceito de NuN, que é um aspecto de Malkhut (Reinado). Como está escrito (Salmos 72:17), “que seu nome YENO (seja perpetuado) enquanto o sol”, e Rashi explica que [“iênon”] significa realeza.

Este também é o conceito da lua. Pois a lua não tem luz própria, apenas aquela que ela recebe do sol (Zohar I, 238a). E isso corresponde a Malkhut. Ele não tem nada próprio além do que recebe do chet, o aspecto da sabedoria / sol. Como resultado, “a luz da lua será como a luz do sol” (Isaías 30:26).

No entanto, a pessoa que não se liga à inteligência interior, sabedoria e vitalidade que está em cada coisa corresponde a Esav. Ele desprezou o direito de primogenitura, como está escrito (Gênesis 25:34), “E Esav desprezou os direitos do primogênito” - isto é, a inteligência interior. Isto é (Provérbios 18: 2), “O tolo não deseja entendimento, mas apenas mostrar o seu coração.” E isso corresponde ao Reino do Mal, à lua do Outro Lado, da qual é dito (Isaías 24:23), “A lua será desgraçada”.

{“Melhor um jovem pobre e sábio do que um velho e tolo melekh (rei) que não sabe mais cuidar de si mesmo” (Eclesiastes 4:13).} Este é o conceito de inclinação para o bem e inclinação para o mal. A boa inclinação é chamada de “pobre e sábia”, correspondendo a Malkhut, que é um aspecto de pobre e necessitado, sem nada próprio além do que ela recebe de Chokhmah (Sabedoria). Mas a inclinação ao mal é chamada de “uma velha e tola melekh. ”Este é Malkhut do Outro Lado, que não tem desejo por sabedoria e inteligência interior, como em,“ O tolo não deseja compreensão ... ”

Cada pessoa é obrigada a dar força ao Reino de Santidade para que ele possa dominar o Reino do Outro Lado. Como nossos Sábios ensinaram: Uma pessoa deve sempre incitar a inclinação para o bem contra a inclinação para o mal (Berakhot 5a). E como a força é dada ao Reino de Santidade? Por meio do estudo da Torá, uma pessoa se envolve com entusiasmo. {Como nossos Sábios ensinaram: Uma pessoa deve sempre incitar ... Se sair, ótimo; se não, ele deve se dedicar ao estudo da Torá (ibid.).} E, como nossos Sábios ensinaram: Se esse malandro abordar você, arraste-o para a casa de estudo (Kiddushin 30b).

Pois é por meio da Torá que a força é dada ao Reino da Santidade. Então, Malkhut / nun recebe vitalidade de Chokhmah / chet. O chet e a freira são unidos e ligados e, como resultado, "a luz da lua será como a luz do sol". E “quando um sobe, o outro cai” (Rashi, Gênesis 25:23); assim, o Reino do Mal cai e é anulado. Como está escrito (Oséias 14:10), “Os caminhos de Deus são retos, os justos andam neles, enquanto os pecadores tropeçam neles”. Isto é, por meio dos “caminhos de Deus” - ou seja, a Torá - “os justos”, que aderem ao Reino de Santidade, são fortificados e recebem força. “... Considerando que os pecadores tropeçam neles” corresponde ao Reino do Mal - ou seja, a inclinação para o mal - que cai e é humilhado por meio da Torá, como acima.

Seção 3[editar]

3. É por meio disso que todas as orações e petições são aceitas. A principal razão pela qual os pedidos não são aceitos é que as palavras carecem de graça e não penetram no coração de quem está sendo solicitado. É como se não houvesse lugar em seu coração para as palavras entrarem, porque o peticionário carece da graça necessária para que as palavras entrem no coração de quem ele pede. Mas, por meio de t

A Torá - através da qual o Nun e o Chet são unidos e unidos - CheiN (graça) é produzida. É por isso que a Torá é chamada de “yaalat CheiN. “A pessoa então merece que suas palavras sejam palavras de charme, e assim suas palavras e pedidos sejam recebidos. Como é o caso quando alguém fala com chein, o assunto penetra no coração daquele que fez a petição - ou seja, aquele que está sendo questionado. Este é o conceito do tav. Isto é, pelo Chet e Nun sendo unidos e ligados, produzindo CheiN, o TaV é feito. Isso sugere gravura e marcação, como em (Ezequiel 9: 4), "e hiTVita TaV (inscrever uma marca)." Por meio do chein, um espaço é esculpido e marcado no coração daquele que é solicitado a aceitar o pedido. Pois, como resultado da graça, suas palavras são aceitas.

Assim é que o chein grava um lugar no coração daquele que está sendo requerido, para que as palavras do outro possam entrar em seu coração e fazer com que o pedido seja aceito. Esta gravação e marcação é o conceito do tav. Este é o significado de (Eclesiastes 9:17), "As palavras dos sábios são ouvidas [porque são ditas] b’nachat (suavemente)." Especificamente nachat - ou seja, o aspecto de CheiN e o Tav, que juntos formam NaChaT. Então, suas palavras são ouvidas e seu pedido é aceito.

Seção 4[editar]

4. Portanto, Yaakov, que é o aspecto da inteligência interior, mereceu graça. Como está escrito (Gênesis 33:11), "Deus tem ChaNani (me concedeu graça)." Ele, portanto, abençoou as tribos com CheiN, como em (ibid., 33: 5), “Os filhos com os quais o Senhor ChaNan (agraciou) o seu servo.” E Binyamin, que não estava lá na época, foi, portanto, abençoado por Yosef com graça, como está escrito (Gênesis 43:29), "Que o Senhor yaChNkha (conceda-lhe graça), meu filho."

E foi especificamente Yosef quem foi capaz de abençoá-lo com chein. Isso ocorre porque Yosef, mais do que qualquer outra pessoa, incorporou o aspecto de Yaakov, como em (Gênesis 37: 2), "Estas são as crônicas de Yaakov: Yosef." Ele era a essência das crônicas [de Yaakov], pois Yaakov e Yosef são considerados um (Zohar I, 176b).

Portanto, é dito de Yosef: “O primogênito de sua costa (bois), grandeza é dele” (Deuteronômio 33:17). “Primogênito” corresponde à inteligência interior, como acima. E este é “seu litoral”, sugere contemplação. Pois é necessário focar na inteligência interior de cada assunto. Onkelos traduz “grandeza é dele” como “esplendor é dele”, uma expressão de luminância. Pois a inteligência interior brilha para ele em cada coisa. Mesmo em um lugar que era escuro e obscuro, a inteligência interior brilha para ele - quando ele merece focar na inteligência interior que se encontra em cada coisa - e o aproxima de Deus.

Seção 5[editar]

5. Esta é a explicação do que Rabbah bar bar Chanah disse:

Aquela onda que afundaria uma sephinta (navio) parece ter uma faísca de chama branca em sua crista. Nós o batemos com um cajado no qual estava gravado Ehyeh asher Ehyeh (Bava Batra 73a). onda - Essa é a inclinação do mal.

que afundaria um SePhINta - Esta é a graça e a importância, conforme sugerido por “SePhIN e importante” (Moed Katan 28a). A inclinação ao mal deseja afundar e subjugar, Deus me livre, a graça e a importância do povo judeu, o aspecto do Reino de Santidade. parece ter uma centelha de chama branca em sua crista - Inicialmente, a inclinação ao mal se disfarça em boas ações. Isso engana a pessoa, como se a incitasse a cumprir uma mitsvá. Este é o significado de uma faísca de chama branca. A chama é branca; mesmo assim, é um anjo destruidor.

Nós o batemos com um cajado no qual estava gravado Ehyeh asher Ehyeh - Ou seja, a principal derrota da inclinação ao mal é realizada por meio da Torá, que é composta inteiramente pelos nomes de Deus. A Torá corresponde ao vav. Pois as Tábuas tinham seis palmos de comprimento por seis palmos de largura (Bava Batra 14a). Este é o aspecto de uma equipe - ou seja, palitos. no qual foi gravado Ehyeh - isto é, Nomes Sagrados - o aspecto da Torá, que corresponde ao vav. O vav tem a forma de uma vara e [a Torá] é formada inteiramente pelos nomes de Deus. Em outras palavras, a sagrada Torá subjuga a inclinação do mal, que quer levar uma pessoa literalmente à loucura, Deus me livre. Pois um pecador é insano, como nossos Sábios ensinaram: Uma pessoa não comete um pecado a menos que um espírito de loucura tenha entrado nela (Sotah 3a). E, assim como o insano deve ser atingido e ter [amuletos com] Nomes Sagrados colocados sobre eles, o estudo da Torá em que a pessoa se engaja é igualmente um aspecto de varas e Nomes Sagrados. Com ela vencemos e subjugamos a inclinação do mal e dissipamos da pessoa a insanidade e a tolice que se instalaram nela. Isto é, nós o batemos com um cajado no qual foram gravados Nomes Sagrados ... (cf. Vayikra Rabá 25: 1).

Seção 6[editar]

6. E esta é [a explicação do versículo inicial]: “Ashrei (Felizes) são aqueles cujo caminho é perfeito, [que andam com a Torá de Deus].” aShRei - Isso sugere olhar.

cujo caminho é perfeito - Isso corresponde a “Yaakov, um homem perfeito” (Gênesis 25:27). [Yaakov] é o aspecto da inteligência interior, como acima. Ou seja, merecer o enfoque na inteligência interior de cada coisa - o aspecto de “Yaakov, um homem perfeito” - é alcançado por meio da Torá. E isso é: que andam com a Torá de Deus - Ao estudar a Torá com entusiasmo, força é dada ao Reino de Santidade / Freira, [permitindo-o] receber da inteligência interior, o Chet. CheiN é então produzido e suas palavras são aceitas, conforme explicado. Como resultado, o orgulho e a importância do povo judeu são aumentados e todas as orações e petições são aceitas.