Saltar para o conteúdo

O Bobo/Advertência

Wikisource, a biblioteca livre
ADVERTENCIA

Ao nascimento do romance historico O Bobo parece ter presidido uma influencia adversa, que desde então o persegue.

Publicado pela primeira vez em 1843, nas columnas do semanario O Panorama, ouviu d’ahi por largos annos os sons festivos do applauso publico saudando as repetidas edições de outros escriptos análogos, originariamente impressos nas mesmas columnas, d’onde elle apenas uma vez saíra a furto em mesquinha contrafacção brasileira.

Não póde, todavia, attribuir-se a menor affecto do Auctor por esta sua obra a preferencia que outras alcançaram; pois de todos os seus romances, aquelle de que fazia menos apreço é justamente o que maior numero de reproducções tem tido. Inspirava-o, talvez, um sentimento opposto: o desejo de dar ao Bobo mais largo desenvolvimento e, porventura, de o elevar a um gráu de perfeição, que lhe conquistasse a primazia entre os seus congéneres. Com effeito, examinados os manuscriptos que deixou, vê-se que por mais de uma vez e em épochas distanciadas procurara corrigir e melhorar a sua obra, sendo de todas ellas obrigado a levantar mão d’esse trabalho, para se occupar de outros de maior urgencia ou que mais vivamente o interessavam.

Parecia, finalmente, quebrado o encanto, e o Auctor promettera fornecer em breve o original necessario para se começar a impressão, quando, para cumulo de desventura, a catastrophe inesperada, que de tão pesado lucto cobriu as letras patrias, veio cortar para sempre as esperanças derradeiras.

Até onde chegariam os aperfeiçoamentos, e que novas riquezas de sciencia, de imaginação e de estylo viriam opulentar este romance, ninguem póde hoje dizê-lo. Imagine-se , comtudo, quão irreparavel foi a perda, em vista dos fragmentos que encontrámos dispersos, e que neste livro enthesourámos como preciosas joias litterarias!

O leitor achará, portanto, nesta edição o primeiro capitulo totalmente refundido; o segundo e o terceiro com importantes correcções; e, no fim do volume, um formoso quadro de costumes, que não pôde entrar no logar competente por ter ficado incompleto.

Resta-nos, apenas, advertir que as pequenas alterações que, além d’estas, apparecem no texto, estavam indicadas pelas emendas feitas pelo Auctor nos capitulos que chegou a rever.

Os Editores.