O Choque das Raças/Capítulo 12

Wikisource, a biblioteca livre
CAPITULO XII

A SYMBIOSE
DESMASCARADA

— Mais felina, sim, e muito mais pittoresca. Não imagina o senhor Ayrton como o cerebro da mulher é rico de estratagemas e com que ardor conduzem ellas uma campanha politica. Vinha d'ahi que o proximo pleito se desenhava renhidissimo. Ia a republica dos Estados Unidos eleger dentro de poucos dias o seu 88° presidente, proporcionando assim a um mundo perturbado por successivas mudanças de fórma politica um exemplo de fixidez na fórma inicial só comparavel ao passado monarchico da Inglaterra. Os velhos partidos Democratico e Republicano, haviam-se fundido num forte bloco, sob a denominação de Partido Masculino. Mesmo assim não se via seguro da victoria, porque o partido contrario, o Feminino, dispunha de maior numero de vozes. Estava pois em jogo o prestigio politico do homem, batido pelo da mulher em todos os campos de actividade e a defender agora o seu ultimo reducto — a presidencia da republica. Até então nenhuma mulher conseguira alçar-se ao posto supremo, embora no pleito anterior miss Evelyn Astor houvesse perdido por uma minoria insignificante.

— Quem era essa bicha? Alguma chefa do partido feminino?

— Sim, uma chefa que insistia na sua candidatura, e agora com mais probabilidades de victoria, visto como era possivel que o grande leader negro se deixasse levar pela seducção dos seus argumentos.

Do outro lado o senhor Kerlog, presidente em exercicio e candidato á reeleição, só via possibilidade de exito si obtivesse o concurso de Jim, como succedera no pleito anterior.

As melhores estatisticas davam ao Partido Masculino 51 milhões de vozes, ao Partido Feminino 51 e meio e á Associação Negra, contados os votantes de ambos os sexos, 54 milhões. A proxima eleição dependeria pois exclusivamente da attitude do grande negro.

— Miss Evelyn Astor! Lindo nome. Já me estou sympathisando por essa creatura, que talvez esteja no meu proprio calcanhar. Havia de ser linda, não

— De facto, nessa creatura habilissima, rica de todos os dotes da intelligencia, da cultura e da machiavelica sagacidade feminina se juntava um elemento perturbador e novo no jogo politico presidencial: a sua rara belleza physica.

Embora, graças á victoria da eugenia, fosse regra a belleza e não mais excepção, como hoje, mesmo assim a formosura de miss Evelyn Astor se destacava de modo obsedante. Ninguem a defrontava sem sentir-se envolvido por uma aura de harmonia transfeita em força de dominação.

Em todos as epocas as mulheres dotadas de belleza sempre dominaram, atrás dos thronos como favoritas, na sociedade como cortezãs, no lar como boas deusas humanas, mas sempre por intermedio do homem — o despota, o amante, o marido, detentores em sua qualidade de machos de todas as prerogativas sociaes. No futuro a dominação da belleza feminina não se fará mais por intermedio do macho. E'ra da harmonia, a belleza se tornará uma força pura, como pura expressão que é da harmonia.

Nesse anno de 2228 já a mulher vencera o seu estagio de inferioridade politica e cultural, consequencia menos duma pretensa inferioridade de cerebro, como dizia miss Elvin...

— Miss Elvin ?

— Espere. Menos de uma pretensa inferioridade de cerebro do que de uma organização cerebral diversa da do homem, e portanto inapta a produzir o mesmo rendimento emquanto submettida ao mesmo regimen de educação. Miss Elvin... Como está assahado o senhor Ayrton ! Não se contentou com a mulher futura que já lhe dei, miss Astor, e quer outra ?

Que illusão a de miss Jane ! Eu queria apenas, de todos as mulheres passadas, presentes e futuras, uma, uma só — a que me falava naquelle momento, tão alheia ás emoções borbulhantes em meu coração...

— Miss Elvin era a autora da Symbiose Desmascarada, um livro que, graças á alegria do estylo e ao fulgor dos argumentos, vinha causando verdadeira reviravolta nos Estados Unidos. A idéa central de miss Elvin cifrava-se em que a mulher não constituia a femea natural do homem, como a leôa o é do leão, a gallinha do gallo, a delphina do delphim. A femea natural do homem elle a repudiara em epoca recuadissima — e tudo levava a crer na extincção desse pobre animal. Repudiara-a e tomara para si, como os antigos romanos fizeram ás sabinas, a femea de um outro mammifero de vagas semelhanças anatomicas com o homo. Suppunha miss Elvin que seriam amphibios esses sabinos pre-historicos, assim romanamente despojados das suas femeas. E recreando a imaginação com um pouco de phantasia, chegou a descrever, num segundo livro de egual successo, o massacre dos sabinos quando, do seio das ondas, acudiram ás praias em defesa das raptadas metades. Vinha dahi o caracter ondeante da mulher. "She was false as water", já o dissera Shakespeare.

— Que topete ! Pelo que vejo as mulheres do futuro não beneficiaram grandemente os miolos com o remedio da eugenia...

— O senhor Ayrton está um pouco passadista e corre muito depressa no Ford das suas conclusões, respondeu miss Jane com doce ironia. Nada ha mais fecundo do que a ventilação das idéas acceitas, do que o abalo violento em certas bases mentaes. Põe-nas á prova e revelam-lhes alguma racha ou lacuna, si as ha. Com o seu exagero, miss Gloria Elvin não resuscitou o sabino, mas quantas consequencias indirectas não brotaram da sua revolta !

— Retiro o topete, miss Jane; continue.

— Pois o homo supplantou o mammifero adverso e de posse da femea alheia veio, através das edades, tentando um equilibrio sexual impossivel. A falsa femea, o ser estranho ligado a elle por symbiose, sempre resistiu ao seu dominio, apesar de um processo de domesticação multi-millenar. Todas as formas de vida em commum, toda a serie de associação sexual existente na natureza fôra tentada sem successo. O harem musulmano, a polygamia, a monogamia, a bigamia, a polyandria, o hetairismo, nada produzia bons resultados, e a mulher, por voz unanime de poetas e pensadores, se viu classificada como um ser incomprehensivel.

Miss Elvin desvendou o mysterio. Não era a mulher um ser incomprehensivel. Era apenas differente.

Mais fraca em força physica e, portanto, escravizavel, a sabina defendeu-se da tyrannia do raptor com o manejo de uma arma perigosissima, a dissimulação — reflexo ainda do caracter ondeante do seu elemento primitivo, o mar. Quando no mundo surgiu o feminismo, toda a gente suppoz que a solução do problema da mulher estava em nivelal-a ao homem pela cultura e egualdade de direitos. Erro cascudo, demonstrou miss Elvin. A cultura, como a creara o homem, não se adaptava ao cerebro da mulher, de funccionamento especialissimo e sempre influenciado por certas glanulas mysteriosas. Falhou porisso o feminismo. De toda a sua agitação só resultara uma coisa, a feminista, odiosa mulher-homem, que pensava com idéas de homem, falava com palavras de homem, usava collarinhos de homem, conseguindo com isso, apenas...

— ...não ser homem nem mulher, conclui eu, lembrando-me duma suffragista do meu conhecimento.

— Os estudos de miss Elvin modificaram completamente os termos da equação sexual. "Basta de symbiose, dizia ella ; basta de vida em commum em troca de serviços reciprocos. A mulher passa doravante a viver vida autonoma e si ainda permanece ao lado do gorilla no antigo statu-quo sexual, será a titulo provisorio apenas e em vista unicamente dos interesses proliferantes das especies respectivas. Porque miss Elvin não perdia a esperança de promover o descobrimento e a resurreição do sabino pre-historico...

— Irra ! exclamei com uma pontinha de despeito. Está ahi a cousa unica que o homem jamais previu: o surto de uma especie rival !

— De facto. Os arrojos de miss Elvin punham calafrios na espinha do homo. Tirava ella todas as consequencias logicas da sua theoria, chegando ao extremo de pregar guerra de morte contra o insolente raptor.

Miss Astor era elvinista e pois sua candidatura á presidencia inquietava de modo duplo o Partido Masculino. Sua victoria coroaria o movimento com a unica sancção que lhe faltava, a do poder, e seria, sinão o crepusculo do dominio dos homens, já de bases corroidas pelas victorias parciaes da mulher, pelo menos uma humilhante diminuição.

O problema americano se complicava assim de imprevista maneira. Alem do aspecto ethnico — o inevitavel choque da raça branca com a negra, surgira o aspecto, como direi? especial, isto é, o conflicto das duas especies de mammiferos — homo e sabinas — cuja symbiose fôra denunciada.

O leader masculino, o presidente Kerlog, tinha esperanças de um accordo com Jim Roy. Era homem e havia de inclinar-se para a facção do seu sexo. Com miss Evelyn Astor é que não enxergava possibilidades de entendimento. Tivera com a formosa antagonista uma conferencia, mas a sua impressão, resumida em poucas palavras na presença do ministerio, fora inquietante.

— "Não nos entendemos, declarou elle. As palavras que nós homens usamos teem na bocca de miss Astor um sentido diverso. Em certo ponto tive a sensação de que estavamos, eu a falar inglez e ella a responder-me em hebraico, lingua que positivamente desconheço. Estou quasi convencido de que nasceu nas mulheres alguma glandula nova...

— "Ou perderam alguma glandula velha, rosnou da sua poltrona Berard Shaw, o pachorrento ministro da Equidade.

Esta obra entrou em domínio público pela lei 9610 de 1998, Título III, Art. 41.


Caso seja uma obra publicada pela primeira vez entre 1929 e 1977 certamente não estará em domínio público nos Estados Unidos da América.