zão, porque nunca me persuadi a saír á luz com similhante genero de escriptura, de que o mundo está tão cheio. Nem me animava a isto (posto que muitos m’o allegassem) o rumo particular, que segui sem outro exemplo, porque só dos que são dignos de imitação se fizeram os exemplares. Se chegar a receber a ultima fórma um livro que tenho ideado com titulo de Pregador e ouvinte christão, nelle verás as regras, não sei se da arte, se do genio, que me guiaram por este novo caminho. Entretanto, se quizeres saber as causas porque me apartei do mais seguido e ordinario, no sermão de Semen est verbum Dei, as acharás, o qual por isso se põe em primeiro logar, como prologo dos demais.[1]
Se gostas da affectação e pompa de palavras, e do estylo que chamam culto, não me lêas. Quando este estylo mais florescia, nasceram as primeiras verduras do meu (que perdoarás quando as encontrares) mas valeu-me tanto sempre a clareza, que só porque me intendiam, comecei a ser ouvido; e o começaram tambem a ser os que reconheceram o seu engano, e mal se intendiam a si mesmos.
O nome de Primeira Parte, com que sáe este tomo, promette outras. Se me perguntas quantas serão? Só te póde responder com certeza o Auctor da vida. Se esta durar á proporção da materia, a que se acha nos meus papeis, bastante é a formar doze corpos desta mesma, e ainda maior estatura. Em cada um delles irei metendo dois ou tres sermões dos ja impressos, restituidos á sua original inteireza: e os que se não reimprimirem entre os demais, suppõe que não são meus.
Os que de presente tens nas mãos (e mais ainda os seguintes) serão todos diversos, e não continuados, esperando tu por ventura, que saisse com os que chamas Quaresmaes, Santoraes, e Mariaes inteiros, como se usa. Mas o meu intento não é fazer Sermonarios, é estampar os sermões que fiz. Assim como foram prégados acaso, e sem ordem, assim t’os offereço. Porque has de saber que havendo trinta e sete annos que as voltas do mundo me arrebataram da minha provincia do Brazil, e me trazem pelas da Europa, nunca pude professar o exercicio de prégador, e muito menos de prégador ordinario, por não ter logar certo, nem tempo; já applicado a outras occupações em serviço de Deus e da patria, já impedido de minhas frequentes enfermidades, por occasião das quaes deixei de recitar alguns sermões, não poucos, que já tinha prevenidos, e tambem agora se darão á estampa.
- ↑ É o que vae a pag. 249 do presente volume.