Saltar para o conteúdo

Página:(1854) Sermões do padre Antonio Vieira, Volume 1.djvu/277

Wikisource, a biblioteca livre
SERMÕES.
261

destia, e condemnavam a soberba e a vaidade das galas; e o exemplo clamava: Ecce homo: eis aqui está o homem vestido de pelles de camello, com as cordas e cilicio á raiz da carne. As palavras do Baptista prégavam despegos e retiros do mundo, e fugir das occasiões e dos homens; e o exemplo clamava: Ecce homo: eis aqui o homem que deixou as côrtes e as cidades, e vive n’um deserto e n’uma cova. Se os ouvintes ouvem uma coisa e veem outra, como se hão de converter?[1] Jacob punha as varas manchadas diante das ovelhas quando concebiam, e d’aqui procedia que os cordeiros nasciam manchados. Se quando os ouvintes percebem os nossos conceitos, teem diante dos olhos as nossas manchas, como hão de conceber virtudes? Se a minha vida é apologia contra a minha doutrina, se as minhas palavras vão já refutadas nas minhas obras, se uma coisa é o semeador, e outra o que semea, como se ha de fazer fructo?

Muito boa e muito forte razão era esta de não fazer fructo a palavra de Deus; mas tem contra si o exemplo e experiencia de Jonas. (Jonæ 1, 2, 3 e 4) Jonas fugitivo de Deus, desobediente, contumaz, e, ainda depois de engulido e vomitado, iracundo, impaciente, pouco caritativo, pouco misericordioso, e mais zeloso e amigo da propria estimação que da honra de Deus e salvação das almas, desejoso de vêr subvertida a Ninive, e de a vêr subverter com seus olhos, havendo nella tantos mil innocentes, comtudo este mesmo homem com um sermão converteu o maior rei, a maior côrte, e o maior reino do mundo, e não de homens fieis, senão de gentios idolatras. Outra é logo a causa que buscamos. Qual será?


V.


Será por ventura o estylo que hoje se usa nos pulpitos? Um estylo tão empeçado, um estylo tão difficultoso, um estylo tão affectado, um estylo tão encontrado a toda a arte e a toda a natureza? Boa razão é tambem esta. O estylo ha de ser muito facil

 
  1. Factumque est ut oves intuerentur virgas et parerent maculosa. (Genes. XXX — 39.)