Saltar para o conteúdo

Página:(1854) Sermões do padre Antonio Vieira, Volume 1.djvu/289

Wikisource, a biblioteca livre
SERMÕES.
273

Deus, tomadas em sentido alhêo, são armas do diabo. As mesmas palavras que tomadas no sentido em que Deus as disse são defeza, tomadas no sentido em que Deus as não disse, são tentação. Eis aqui a tentação com que então quiz o diabo derribar a Christo, e com que hoje lhe faz a mesma guerra do pinaculo do templo. O pinaculo do templo é o pulpito, porque é logar mais alto delle. O diabo tentou a Christo no deserto, tentou-o no monte, tentou-o no templo: no deserto tentou-o com a gula, no monte tentou-o com a ambição, no templo tentou-o com as escripturas mal interpretadas, e essa é a tentação de que mais padece hoje a egreja, e que em muitas partes tem derribado della, senão a Christo, a sua fé.

Dizei-me prégadores, (aquelles com quem eu fallo indignos verdadeiramente de tão sagrado nome) dizei-me: esses assumptos inuteis que tantas vezes levantaes, essas emprezas ao vosso parecer agudas que proseguis, achastel-as alguma vez nos prophetas do testamento velho, ou nos apostolos e evangelistas do testamento novo, ou no autor de ambos os testamentos, Christo?[1] É certo que não, porque desde a primeira palavra do Genesis até á ultima do Apocalypse, não ha tal coisa em todas as escripturas. Pois se nas escripturas não ha o que dizeis e o que prégaes, como cuidaes que prégaes a palavra de Deus? Mais. Nesses logares, nesses textos que allegaes para prova do que dizeis, é esse o sentido em que Deus os disse? É esse o sentido em que os entendem os padres da egreja? É esse o sentido da mesma grammatica das palavras? Não por certo; porque muitas vezes as tomaes pelo que toam, e não pelo que significam, e talvez nem pelo que toam. Pois se não é esse o sentido das palavras de Deus, segue-se que não são palavras de Deus. E se não são palavras de Deus que nos

 
  1. D. Hieronymus in Prologo Galeato. Sola scripturarum ars est quam sibi passim omnes venditant, et cum aures populi sermone composito mulserint, hoc legem dei putant; nec scire dignantur, quid prophetæ, quid apostoli senserint; sed ad sensum suum incongrua aptant testimonia; quasi grande sit, et non vitiosissimum dicendigenus, depravare sententias, et ad voluntatem suam scripturam trahere repugnantem.