Página:(1855) Sermões do padre Antonio Vieira, Volumes 5-6.pdf/10

Wikisource, a biblioteca livre
6
SERMÕES.

a fonte dos maiores bens, e dos maiores males, quizera eu hoje que fosse materia do nosso discurso, a consideração dos bens e males que concorreram neste conselho. Este conselho, ou se póde considerar pela parte que teve de politico, ou pela parte que devia ter de christão. Pela parte que teve de politico, mostrou alguns dictames acertados: pela parte que devia ter de christão, commetteu o mais enorme de todos os erros. E porque dos erros e dos acertos, como do aço e do crystal, se compoem e formam os espelhos; dos acertos e dos erros deste conselho, determino formar hoje um espelho á nossa corte. Será este espelho de tal maneira politico para os christãos, e de tal modo christão para os politicos, que se possa vér e compor a elle um conselho, e um conselheiro, e tambem um aconselhado. Se for muito lizo, e muito claro, isso é ser espelho.


II.


Collegerunt pontifices, et pharisei concilium.


Quatro partes considero neste conselho do evangelho, sem as quaes nenhum conselho póde ser acertado, nem ainda ser conseJho. A eleição dos conselheiros, a formalidade da proposta, a conveniencia dos pareceres, e a efficacia da execução. A primeira contém os principios do conselho, a segunda o modo, a terceira os meios, a quarta o fim. Sem a primeira, será o conselho imprudente; sem a segunda, confuso; sem a terceira, damnoso; sem a ultima, ocioso e inutil. Comecemos pela primeira.


III.


A primeira boa propriedade que teve este conselho do evangelho, foi que a materia sobre que se havia de votar, era da profissão dos conselheiros. A materia era de religião, e elles eram sacerdotes: a materia era de fé, e elles eram theologos: a materia era do Messias, promettido pelos prophetas, e elles eram doutos nas escripturas: em fim, a materia era de letras, e elles eram le-