Página:40 anos no interior do Brasil.pdf/71

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Robert Helling | 71

explicar uma coisa! Este trem aqui vai seguir adiante de qualquer modo; pois eu vou com ele buscar as mulheres e crianças que estão nas Casas de Turmas (moradias dos trabalhadores da ferrovia que ficam ao longo da via, a uma distância de oito quilômetros) e esperam por socorro. Mas depois deste trem vem propriamente o trem de passageiros, que estará à disposição e com ele vocês poderão levar as mulheres e crianças caso o perigo se torne maior devido aos Fanáticos."

As pessoas ouviram em silêncio por um momento; mas então clamaram: "Pelo amor de Deus, você não pode seguir em frente, você estará indo em direção à morte certa! Abra seus olhos! Lá está Calmon! Não vê o brilho do fogo? Ou você pensa que o sol está nascendo agora, no meio da noite?"

"Eu estou cumprindo o meu dever", respondi em tom propositalmente seco, "que é buscar as mulheres e crianças. Quem de vocês tiver coragem pode vir junto. Não custa nada ajudar!"

Todos ficaram quietos observando; apenas o velho voltou a falar depois de uma pausa e suplicava: "Senhor Roberto, o senhor vai morrer, certamente morrerá se prosseguir!"

Eu não tinha nem tempo nem vontade para continuar prestando atenção a suas palavras de medo, e entrei então decidido na sala do diretor da estação.

"Boa noute! Nada de novo?"

“Nem um sinal de Calmon. Mas, de Nova Galícia, o diretor da estação está perguntando se o trem de passageiros pode seguir até aqui."

"Bom, ele pode vir!"

O telégrafo continuava em operação enquanto eu novamente saía da plataforma. O trem estava pronto para partir. Umas últimas palavras receosas "Passa bem, volta ileso!", e então partimos, sem saber o que nos esperava nos próximos minutos.

Eu ordenei ao maquinista que parasse em cada Casa de Turma; além disso, proibi que o apito da locomotiva fosse acionado, para que permanecêssemos o máximo de tempo possível sem chamar a atenção. Essas Casas de Turmas não são paradas de trem no sentido que damos, mas são sim