enthusiasmo; as palmas rebentaram freneticas, pavorosas, e na sua retumbancia, chocavam-se gritos de aplauso emitidos em todos os tons.
Serenada a manifestação, o orador passou a explicar o que era o comunismo, as suas vantagens e a racionalidade d'esta teoria, a unica verdadeiramente social e humana, e que melhor correspondia ao pensamento creador do Universo.
A exposição foi lúcida, sugestiva, e fez crescer agua na boca dos ouvintes: mas quando êle foi verdadeiramente soberbo, foi na peroração. Ahi foi assombroso e terrivel.
— Era preciso resolver já, gritava de olhos esbogalhados. A hora não era para hesitações, nem delongas. Quem quizesse que o seguisse, quem fosse covarde e poltrão, que ficasse. O ideal estava além, em frente, bem perto, sugestivo e luminoso.
«Numa das mãos uma espada, na outra um facho, caminhemos, avancemos em coluna cerrada, formando um unico pelotão, unidos como um só homem, ferindo para todos os lados, incendiando, destruindo, aniquilando até não ficar pedra sobre pedra do velho e iniquo edificio social, para sobre os seus escombros levantarmos outro novo, feito de luz e de justiça, de alegrias e amor, sem deuses nem diabos, sem capitalistas nem indigentes, sem senhores nem escravos. Tudo novo, tudo claro, tudo limpo e tudo farto!»
O auditorio vibrava de comoção, a sua alma gemia sob o poder magnetico da eloquencia, as lagrimas humedeciam olhos tristes, quasi apagados inda