Página:A Esperanca vol. 1 (1865).pdf/10

Wikisource, a biblioteca livre
10
A esperança

 

voz internecida, se governasse, até as deixaria ficar na sua casa; mas não sou aqui nada. Condoio-me muito da infelicidade de v.ex.a e da senhora sua mãe, e estou pesaroso por vir augmentar as suas tristezas. Meu pae, que é.... um dos credores, está muito irado, e quer por força fallar com a snr.a D. Maria Carlota. Mandou-me rogar-lhe a mercê de lhe ir fallar.

― Tenha a bondade de me conduzir a seu pae; fallar-lhe-hei eu. Minha mãe tem soffrido tanto.... Pelo amor de sua mãe, se ainda a tem, não lhe interrompa o somno. Diga-me aonde acharei seu pae.

― Elle se agoniará mais.... Tratará v. exc.a com dureza.

― Paciencia; poderei suportar melhor a sua cólera do que minha desventurada mãe.

― Custa-me bem leval-a a meu pae... Perdôe-nos os desgostos que lhe damos: a mim que a conduzo.... a meu pae, que a tratará mal.

― Vamos, vamos antes que minha mãe acorde. Nada receie por mim.... Agradeço-lhe o interesse que se digna mostrar-nos.

Subiram ao segundo andar. Na salla das visitas, com ricas causenses, cortinas d'alto preço, reposteiros d'um custo exorbitante, estavam conversando alguns sugeitos perto d'uma janella. O mancebo disse á donzella, indicando-os:

― Meu pae é aquelle que está fallando, com as costas voltadas para cá.

― Bem podia dizer, sem mentir ― «que está gritando».

Maria Isabel adiantou-se um pouco tremula e receiosa. O seu companheiro eclipsou-se; não queria testemunhar a scena desagradavel que devia ter logar entre uma infeliz menina e os credores do pae, justamente irritados.

Os que estavam voltados para a porta fitaram vistas descontentes na adventicia, e um murmurou:

― Não basta que nos roubassem o nosso dinheiro, ainda vamos ouvir lamurias.

O homem que estava fallando, ou gritando, voltou-se e disse desabridamente:

― A senhora que quer? Que vem aqui fazer?

Os outros iam-se retirando para a salla do lado do quintal e disseram a outros que lá estavam:

― Deixemos Custodio da Cunha haver-se com a filha de Ricardo d'Oliveira. Por mais tratante que o pae seja, a filha faz compaixão; mas não é possivel conceder-lhe nada do que ella ha-de pedir. Custodio da Cunha pretende que a familia sabe onde se occulta o fugitivo e o que tirou de casa; a esposa e filha hão-de sustentar que ficam na miseria. Veremos o que Custodio alcança; conceder de certo não concede.

Na varanda estava o filho de Custodio da Cunha. Olhava para o jardim, que parecia sorrir-se alegre para a bella habitação que o senhoriava, e dizia comsigo:

― Pobre menina!.. Aquellas flores que deviam alegrar seus olhos e embalsamar seu quarto, não lhe deixam senão espinhos!.. Ella mesmo são testemunhas que depõe contra a sua familia. Pobre menina!.. tão bella e tão joven e cair da nuvens no antro da miseria!..


Reminiscencias

Contava eu quatorze annos; quatorze formosissimas primaveras me engrinaldavam a fronte adolescente de suas mais viçosas e fragrantes flores, vertiam-me n'alma o doce orvalho de suas alvoradas, transportando-me a viva imaginação a deliciosos Edens de ventura, patenteando-me a terra prodiga de ridentes arreboes em perennaes sorrisos.

Longe do ruidoso movimento das grandes cidades, e no remanso de modesta povoação do Minho, ― este paraiso abençoado de Portugal ― fruia eu caricias da familia, no aconchego e santa