Página:A Esperanca vol. 1 (1865).pdf/34

Wikisource, a biblioteca livre
34
A esperança

 

E tu, ó sol, rasgando a custo as nuvens que te rodeiam, mostras a fronte magestosa. E' então que eu julgo ver em ti immensa e amortecida alampada, suspensa por mão mysteriosa sobre vasto cemiterio.....

Por que não poderei eu descrever os teus encantos, á hora sublime do pôr do sol?

Por que não poderei traduzir em palavras estas expressões de suave poesia que tu fazes nascer em minha alma?

E' por que é uma verdade incontestavel este pensamento de Lamartin:

«Do que se descreve ao que se sente, medeia o infinito.»

Vai ó sol, continua o teu giro incessante, que o meu coração terá todos os dias um canto de adoração e saudade para te enviar.

Veiga―Janeiro―1865

 
 

Maria Isabel

por

Maria Peregrina de Sousa

Dedicado á memoria de minha irmã

Não dá quem tem,
senão quem quer bem
.

Rifão


Maria Isabel desceu vagarosa. Tinha sustido quanto podéra seus choros diante do homem duro que insultava seus paes; pelas escadas deu larga ao seu pranto. Parou á porta do sotão para enxugar as lagrimas e abafar seus suspiros antes de entrar. Alguem lhe poz a mão no braço, dizendo com voz branda:

― Filha, socegue.

Ella estremeceu e ergueu a vista. A pessoa que lhe fallava era aquelle que da porta tinha escutado parte do dialogo d'ella com Custodio da Cunha. Era um homem de meia idade, de agradavel presença, bem apessoado, e vestido com o maior esmero e aceio.

Maria Isabel, que em todo aquelle dia tormentoso não vira senão rostos severos e vistas colericas, e que não tinha ouvido palavras brandas senão do mancebo, filho do homem que acabava de insultar seus paes, sentiu-se attrahida para este desconhecido, que devia ser tambem um dos credores, e que lhe chamava filha.

― A desgraças sem remedio, continuou elle com docura, devemos oppôr grandeza d'animo.

Esqueçamos o passado e tratemos do futuro. A menina já escolheu morada para si e sua mãe?

― Ai de mim! respondeu ella com a expansão que lhe era propria ao fallar com pessoa tão amavel, como posso nas minhas miseras circumstancias pensar no futuro?! Provi só ao primeiro momento... depois Deus proverá.

A seu turno Custodio da Cunha escutava o que estavam dizendo, debruçado no corrimão da escada e abanando a cabeça de cima para baixo. Seu filho se lhe aproximou e lhe disse baixo, respeitoso, mas com intimativa:

― Disseram-me que essas infelizes senhoras, que foram donas d'esta casa, não comeram hoje nada, e que saiem d'aqui sem levar um bocado de pão para ámanhã. Isto, alem de ser uma barbaridade, ficará muito mal aos credores. As migalhas que ellas não comerem nem por isso encherão as bolsas vasias.

Era preciso que o mancebo estivesse muito impressionado para se atrever a expender tão francamente as suas idéas diante de seu pae. Este agarrou-o por um braço, arrastou-o á sala e disse tambem baixo mas colerico: