Página:A Esperanca vol. 1 (1865).pdf/62

Wikisource, a biblioteca livre
62
A esperança

 

dos da tua rasão? Porque te arvoras juiz, quando és réo, perante a face do Senhor, teu Deus?.»

Apoz estas palavras, senti na face mil zombeteiros escarros, e quasi que enlouqueci. Alanceou-me o pensamento este importuno gracejo, e buscando forças na grandeza do insulto, não foi debalde, que tentei romper a cadeia, que de todas as partes me enlaçava. Inda julgando-me retido n'aquella prisão, o medo dobrou-me a velocidade das pernas, e, só muito longe, ouzei volver os olhos, para vêr reduzidas a fumo as obras do meu idealismo. Mas, apesar de conhecer desfeita a miragem, que por algum tempo me enganara, a imaginação do homem é tão credula, que ainda pensava nas visualidades de ha pouco. E, levado do pavor asqueroso, que ellas me tinham causado continuei a correr, a correr, como se algum d'aquelles phantasmas me viesse seguindo o trilho das pizadas. Por fim parei. Tinha muito cansaço, mas pude respirar, e dentro em pouco alcançar de novo a serenidade do pensamento.

 

(Continua.)

 
 

Maria Isabel

por

Maria Peregrina de Sousa

Dedicado á memoria de minha irmã

Não dá quem tem,
senão quem quer bem
.

Rifão


(Continuado da pag. 48.)

― Bôa Adelaide!.. tu me consolas e animas.

― Se não tivessemos filhos... E' este o primeiro momento que lamento tel'os. Eram a minha alegria.

― Tambem a minha... mas agora como tu me aterro com a lembrança de vir a deixal-os pobres.

― Oh!.. não era isso que eu queria expressar. Aterrar-me-hia mais a idêa de deixal-os em caminho de crime ou dos vicios e da deshonra, do que sem pão, ou quasi sem elle; pois, espero em Deus, que, por mal que corra, sempre lhes ficarão algumas migalhas. São novos, trabalharão e acostumar-se-hão a viver com pouco. O que queria dizer, Custodio da Cunha, era que, se elles não existisse, poderias dispôr como quizesses do meu pequeno dote.

― Bôa Adelaide, o teu dote será sagrado. Os credores, em caso de desgraça, não ficariam ricos com elle; e não poderão nunca dizer que a sua dona malbaratou o que lhes pertencia a elles, e que depois se levantou com o que era seu. A tua economia e ordem é conhecida de todos. Já me lembrou hontem ao começar com o balanço do meu negocio, e ao receiar uma quebra, o teu pequeno dote. Será alguma coisa para te sustentar e a nossa filha. Eu e Maximino trabalharemos n'alguma coisa.

― Trabalharemos todos, e nos animaremos uns aos outros. Parece-me que ouço entrar gente... Até logo. Tem coragem.

― E tu paciencia. Não tens precisado de pouca na vida.

― Adelaide sahiu. No patamar da escada encontrou Amaral que vinha a entrar. Comprimentaram-se, e ella lhe perguntou, sorrindo, por sua esposa e filhas, pois, aquelle protector de raparigas bonitas tinha familia. Ha occasiões em que a dissimulação é virtude. Adelaide sorriu, tendo a alma assaltada de muitos receios e cuidados, para que um estranho não suspeitasse os