Página:A Estrella do Sul.pdf/120

Wikisource, a biblioteca livre
114
VIAGENS MARAVILHOSAS

um pontapé para o fundo da encosta, se o tubo não fosse bastante pesado para se não deixar tratar com tanta sem-ceremonia!

Cypriano ia deixal-o para ali no fornilho, e preparava-se para sair todo triste a fim de ir contar a Alice aquelle lamentoso resultado, quando uma curiosidade de chimico, que ainda lhe ficára, o levou a approximar um posphoro da abertura do tubo para examinar o interior d'elle.

«Naturalmente,—pensava elle, — a terra com que o guarnecia por dentro tambem se transformou em tijolo como o envolucro externo do fornilbo.

A supposição era exacta. Mas, por um phenomeno assás estranho e que Cypriano não comprehendeu logo a principio, parecia que d'aquelle revestimento de terra se tinha separado uma especie de bola de argilla, depois de se ter endurecido separadamente no tubo.

Esta bola, de um vermelho carregado, tinha pouco mais ou menos o diametro de uma laranja, e podia facilmente passar pela abertura. Cypriano puxou-a para fora e pegou n'ella, com bem pouca curiosidade, para a examinar. Depois reconhecendo que era exactamente um fragmento de argilla, separado da parede, que fora cozido á parte, ia deital-o fóra quando notou que tocava a ôco como se fosse uma peça de louça.

Parecia como que uma bilha fechada, dentro da qual dansava uma especie de guiso muito pesado.

«É exactamente um mealheiro! pensou Cypriano.

Mas se fosse obrigado, sob pena de morte, a explicar aquelle mysterio, não o poderia fazer.

E comtudo quiz tirar aquillo a limpo. Pegou n'um martello e quebrou o mealheiro.

E era-o effectivamente e encerrava um thesouro inestimavel. Não ! não havia engano possivel a respeito do grande seixo que