Página:A Estrella do Sul.pdf/121

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

115


appareceu então aos olhos maravilhados do joven engenheiro! Aquelle seixo era um diamante, envolvido em ganga exactamente igual á dos diamantes ordinarios, mas um diamante de dimensões colossaes, inverosimeis, sem precedentes!

Imagine-se: aquelle diamante era maior que um ovo de gallinha, parecia-se bastante na forma com uma batata, e devia pesar pelo menos trezentas grammas!

«Um diamante!... Um diamante artificial! repetia a meia voz Cypriano estupefacto. Achei pois a resolução do problema d'esta fabricação apesar do incidente que aconteceu ao tubo !... Sou rico!... Alice, querida Alice, és minha!

Mas depois, voltando a não acreditar no que via :

«Não pode ser!... É illusão, é miragem, repetia elle comsigo mordido pela duvida. Oh! vou já saber o que devo pensar!

E sem gastar tempo a pôr o chapéu, perdido de cabeça, doido de alegria, com aconteceu a Archimedes ao sair do banho em que estava mergulhado, quando descobriu o seu famoso principio, elle ahi vae descendo a correr o caminho da granja, e cáe como uma bomba em casa de Jacobus Vandergaart.

Encontrou o velho lapidario occupado em examinar algumas pedras, que o corretor de diamantes Nathan acabava de lhe dar para lapidar.

— Oh! senhor Nathan ; está aqui muito a proposito, exclamou Cypriano. Veja o que eu aqui trago, e veja tambem o senhor Vandergaart, e digam-me o que isto é.

O engenheiro poz a pedra em cima da mesa e cruzou os braços.

Nathan foi o primeiro que pegou no seixo, e empallideceu de surpreza, esbogalhando os olhos, escancarando a bôca, e passou-o depois a Jacobus Vandergaart. Este elevou primeiro o objecto á frente dos olhos á luz da janelia, e depois observou-o