Página:A Estrella do Sul.pdf/128

Wikisource, a biblioteca livre
122
VIAGENS MARAVILHOSAS

— Não é caso para rir! replicou o fazendeiro furioso. Já pensou nas consequencias d'isso que o senhor chama a sua descoberta? Em que acaba todo o trabalho das minas, em que o Griqualand perde a sua mais gloriosa industria... em que eu fico reduzido á pobreza, eu que lhe estou fallando?

— Palavra que não tinha pensado em nada d'isso! respondeu Cypriano com toda a franqueza. São as consequencias do progresso industrial, e a sciencia pura não tem nada que ver com isso!... Demais, pelo que lhe diz pessoalmente respeito, senhor Watkins, escusa de receiar! O que é meu é seu, e o senhor bem sabe por que motivo procurei dirigir as minhas investigações por este caminho.

John Watkins viu de repente o grande partido que podia tirar da descoberta do joven engenheiro, e, não se importando com o que pensaria o napolitano, não hesitou em virar a casaca, como se costuma dizer.

— Afinal, respondeu. póde ser que tenha rasão, senhor Méré, e o senhor falla como excellente rapaz que é. Sim!... pensando bem, parece-me que haverá um meio da gente se entender ! Para que havia o senhor de fazer uma quantidade excessiva de diamantes ? Era a maneira mais certa de tornar desprezivel a sua descoberta! Não seria mais prudente guardar o segredo com todo o cuidado, usar d'elle com moderação, fabricar apenas uma ou duas pedras como esta, ou mesmo ficar-se n'este primeiro bom exito, visto que elle lhe dá de repente um capital consideravel e faz do senhor o homem mais rico do paiz? D'esta maneira ficava toda a gente contente, as cousas continuavam como d'antes, e não vinha o senhor atravessar-se diante de interesses respeitaveis!

Era um novo aspecto da questão, no qual Cypriano não tinha ainda pensado. Mas de repente appareceu-lhe aos olhos, com rigor implacavel, o seguinte dilemma : ou guardar para si o