Página:A Estrella do Sul.pdf/144

Wikisource, a biblioteca livre
138
VIAGENS MARAVILHOSAS

Estas discussões levavam a perturbação á alma de mister Watkins, o qual começava a imaginar que Jacobus Vandergaart não tornaria a apparecer.

Só. Cypriano acreditava firmemente na probidade do velho lapidario, e affirmava com enthusiasmo que elle voltaria no dia marcado. E tinha rasão.

Jacobus Vandergaart voltou quarenta e oito horas mais cedo. Fôra tal o seu ardor e diligencia, que ao cabo de vinte e sete dias concluíra o trabalho de lapidar o diamante. Voltou, pois, durante a noite para o passar na mó e acabar de o polir. e na manhã do vigesimo nono dia Cypriano viu o velho apresentar-se em sua casa.

— Aqui está o seixo, disse elle simplesmente pondo sobre a mesa uma caixinha de madeira.

Cypriano abriu a caixa, e ficou deslumbrado.

Um enorme crystal negro em forma de rhomboide dodecaedro, posto sobre uma camilha de algodão branco, despedia fogos prismaticos de um brilho tal que pareciam illuminar o laboratorio. Aquella combinação da cor da tinta, da transparencia adamantina absolutamente perfeita e de um poder refringente sem igual, produzia um effeito mais maravilhosissimo e que ao mesmo perturbava.

Estava-se em presença de um phenomeno unico, de um jogo da natureza provavelmente.

Ainda pondo de parte toda a idéa de valor, o esplendor da joia impunha-se por si mesmo.

— Não é só o maior diamante, é tambem o mais bello que ha no mundo! dizia gravemente Jacobus Vandergaart com um tudo-nada de orgulho paternal ! Pesa quatrocentos e trinta e dois karats! Póde gabar-se, meu filho, de ter feito uma obra prima, e o seu primeiro ensaio foi uma obra de mestre.

Cypriano nada respondêra aos cumprimentos do velho lapi-