Página:A Estrella do Sul.pdf/145

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

139


dario. Segundo o seu modo de ver apenas era o auctor de uma descoberta curiosa, — nada mais. Muitos outros tinham labutado em vão n'aquelle terreno da chimica inorganica, onde elle tinha vencido, não havia duvida. Mas quaes seriam as circumtancias uteis para a humanidade que resultariam d'esta fabricação do diamante artificial?

Inevitavelmente viria arruinar, ao fim de certo tempo, todos os que viviam do commercio das pedras preciosas, e, em ultima analyse, não faria enriquecer ninguem.

E estes pensamentos faziam arrefecer no joven engenheiro o enthusiasmo que sentia nas primeiras horas que se seguiram á sua descoberta. Sim ! no momento actual aquelle diamante, apesar de ter sido tão admiravelmente preparado pelas mãos de Jacobus Vandergaart, apresentava-se-lhe apenas como uma pedra sem valor, á qual dentro em pouco até o prestigio da raridade faltaria.

Cypriano tinha pegado de novo na caixinha, em que scintillava a incomparavel gemma, e depois de apertar a mão ao velho dirigiu-se para a granja de mister Watkins.

O fazendeiro estava no seu quarto sempre inquieto, sempre perturbado, á espera da volta, que tão pouco provavel lhe parecia, de Jacobus Vandergaart. Ao pé d'elle estava a filha, que empregava todos os meios possiveis para o socegar.

Cypriano empurrou a porta e ficou por um momento no limiar.

— E então?... perguntou logo John Watkins, levantando-se muito depressa.

— E então cá está o honrado Jacobus Vandergaart, que chegou esta manhã! respondeu Cypriano.

— Com o diamante?

— Com o diamante admiravelmente lapidado, e que pesa ainda quatrocentos e trinta e dois karats!