Página:A Estrella do Sul.pdf/152

Wikisource, a biblioteca livre
146
VIAGENS MARAVILHOSAS

dissesse Cypriano o que dissesse, — ainda que Alice tivesse o desejo de o conservar sob a forma de gemma.

Ora infelizmente tal é a influencia do estomago nas opiniões de grande numero de homens, que o annuncio d'aquelle banquete foi o bastante para modificar de um dia para o outro a opinião publica no acampamento de Vandergaart! Viram-se sujeitos, que maior má vontade tinham mostrado contra a Estrella do Sul, mudar subitamente de opinião, dizer que no fim de contas a pedra estava innocente da má influencia que lhe queriam attribuir, e solicitar humildemente um convite para casa de John Watkins.

Ha de fallar-se durante muito tempo d'esse festim na bacia do Vaal. N'aquelle dia havia oitenta convivas sentados á mesa debaixo de uma barraca erguida de encontro a um dos lados da sala de visitas, cuja parede tinha sido deitada a baixo de proposito para aquella solemnidade.

Um barão real, ou assado enorme, constituido por um espinhaço de boi, occupava o centro da mesa, e era flanqueado por carneiros inteiros e por especimens de todas as qualidades de caça do paiz. Montanhas de legumes, de fructas, toneis de cerveja e de vinho, encanteirados de distancia a distancia e com torneiras mettidas, completavam a disposição d'aquella refeição verdadeiramente pantagruelica.

A Estrella do Sul, collocada sobre a sua columna e cercada de vélas accesas, presidia, por detraz das costas de John Watkins, á festa epulatoria dada em sua honra.

O serviço era feito por uns vinte cafres contratados para o caso sob a direcção de Matakit, que se tinha offerecido para os governar, com a permissão do seu patrão.

Viam-se ali, alem da brigada de policia, cuja vigilancia mister Watkins queria agradecer por aquella forma, todos os principaes figurões do acampamento e dos arredores, Mathys Pre-