Página:A Estrella do Sul.pdf/179

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A ESTRELLA DO SUL

173


outras vezes para descansar saltava para cima do carro. Sentando-se então na tábua, entregava-se aos solavancos dos caminhos sem se importar com cousa alguma, e parecia muito satisfeito com aquelle modo de locomoção. Os quatro cavalleiros marchavam em linha na rectaguarda. A não ser alguma occasião em que julgassem conveniente afastar-se para atirar a uma perdiz ou fazer um reconhecimento, tal devia ser por muitos dias a formatura quasi inalteravel da caravana.

Depois de rapida consulta deliberou-se que se dirigissem em direitura ás origens do Limpopo. Todas as informações tendiam a demonstrar que Matakit tinha seguido esse caminho. Effectivamente não podia ter tomado outro, se era intenção sua afastar-se o mais depressa possivel das possessões britannicas. A vantagem do cafre sobre os que o perseguiam consistia tanto no perfeito conhecimento que tinha do paiz como na rapidez do seu carrinho. Por um lado de certo sabia para onde ía, e por isso tomava o caminho mais curto ; por outro lado, graças ás suas relações com as tribus do norte, tinha a certeza de encontrar em toda a parte auxilio e protecção, sustento e abrigo, e até auxiliares, se tanto fosse preciso. E quem sabe se elle não aproveitaria a influencia que tinha sobre os naturaes para se voltar contra os seus perseguidores e talvez atacal-os á mão armada ? Cypriano e os seus companheiros comprehendiam, pois, cada vez mais a necessidade de marcharem unidos e de se ajudarem mutuamente, se quizessem que um d'elles colhesse o fructo da expedição.

O Transvaal, que ía por aquella forma ser atravessado do sul ao norte, é essa vasta região da Africa meridional — pelo menos trinta milhares de hectares, — cuja superficie se estende entre o Vaal e o Limpopo, a oeste dos montes Drakenberg, da colonia ingleza do Natal, do paiz dos Zulus e das possessões portuguezas.