223
— Já o patrão vae ver.
O china tinha resposta prompta para tudo, e para elle as acções seguiam-se logo ás palavras.
Ainda não tinha chegado a hora do jantar, e já elle tinha arranjado com parte da sua corda duas cabeçadas muito fortes que enfiou na cabeça das girafas. Os pobres animaes estavam tão espantados com a sua triste aventura e tinham demais um temperamento tão pacifico, que nenhuma resistencia oppozeram. Outros bocados de corda deviam servir de redeas.
Terminados estes preparativos foi facilimo conduzir as duas captivas pela arreata. Cypriano e Li, voltando atraz, dirigiram-se ao acampamento da vespera para irem buscar a sella e os objectos que se tinham visto obrigados a abandonar.
Gastou-se o resto da tarde em completar aquelles arranjos O china tinha verdadeiramente uma habilidade maravilhosa. Não só modificou n'um prompto a sella de Cypriano por forma a poder-se collocar horisontalmente no lombo de uma das girafas, mas tambem fabricou para si uma sella feita de ramos; depois por mais precaução ainda, passou metade da noite a subjugar as velleidades de resistencia das duas girafas, montando-as successessivamente, e demonstrando-lhes com argumentos peremptorios que não havia remedio senão obedecer-lhe.
Quando os dois cavalleiros no dia seguinte se pozeram a caminho, o seu aspecto não deixava de ser assás ratão. Seria