Página:A Estrella do Sul.pdf/235

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

229


tão depressa como os cavallos de raça pura, com os compridos pescoços estendidos para frente, a boca aberta, as orelhas voltadas para traz, e sentindo trabalhar a espora e o açoute que as obrigava a desenvolver quanta velocidade podiam.

A velocidade do abestruz de Matakit era prodigiosa. Não ha vencedor do Derby ou do Premio Grande de Paris que podesse luctar com elle. As azas curtas, inuteis para voar, serviam-lhe comtudo para accelerar a carreira. E esta era tão vertiginosa que dentro de pouquissimos minutos já o joven cafre tinha ganho consideravel distancia sobre o seu perseguidor.

Oh! Matakit bem sabia o que fizera ao escolher um abestruz para cavalgadura! Bastava que elle podesse manter aquella andadura durante um quarto de hora para se ver definitivamente fóra do alcance do napolitano e livre das garras d'elle.

Annibal Pantalacci bem comprehendia que a menor demora lhe ia fazer perder toda a vantagem. Já a distancia entre elle e o fugitivo ía augmentando. Para lá do campo de milho, onde se realisava aquella caçada, observava-se a perder de vista um espesso matagal de lentiscos e figueiras da India, cuja ramaria o vento sacudia. Se Matakit alcançasse esse matagal, seria impossivel encontral o lá dentro, pois que ninguem mais o poderia ver.

Cypriano e o china continuaram a galopar seguindo os pormenores d'aquella lucta com interesse facil de se comprehender.

Tinham finalmente chegado á base da collina, corriam agora atravez dos campos, mas estavam ainda distanciados tres milhas tanto do caçador como do caçado.

Poderam, comtudo, ver que, por um esforço incrivel, o napolitano tornára a ganhar algum terreno sobre o fugitivo. O abestruz, ou porque estivesse já extenuado, ou porque se tivesse ferido em alguma raiz ou pedra, o certo é que tinha di-