Página:A Estrella do Sul.pdf/286

Wikisource, a biblioteca livre
280
VIAGENS MARAVILHOSAS

sar de que, para fallar a verdade, não tivesse grande vontade de o fazer, e achasse a partida de detestavel gosto.

Mas pousou-lhe no hombro mão brutal, e um dos homens mascarados desdobrando um papel que trazia, começou com voz nada divertida a ler o seguinte:

«Cypriano Méré :

«Serve este para o avisar de que o tribunal secreto do acampamento de Vandergaart, reunido em numero de vinte e seis membros, e deliberando em nome da salvação commum, hoje, á hora da meia noite e vinte cinco minutos, o condemnou por unanimidade á pena de morte.

«É accusado e convicto de ter, por meio de uma descoberta intempestiva e desleal, ameaçado os interesses e as vidas, tanto propria como das familias de todos os homens que, ou no Griqualand ou n'outras partes, exercem a industria de pesquiza, córte e venda dos diamantes.

«O tribunal, na sua sabedoria, deliberou que uma tal descoberta devia ser aniquilada, e que a morte de um só era preferivel á de muitos milhares de creaturas humanas.

«Decretou, pois, que se lhe dêem dez minutos para se preparar a morrer, que se lhe deixe a escolha do genero de morte, que se queimem todos os seus papeis á excepção de qualquer communicação aberta que queira deixar com destino aos parentes, e que a sua habitação seja arrazada até ao chão.

«Assim se faça a todos os traidores!»

Cypriano, ouvindo a sua condemnação por aquella fórma, começou a sentir-se muito abalado na primeira convicção, e perguntou a si mesmo se, conhecidos os costumes selvagens da terra, não seria aquella comedia mais séria do que elle tinha julgado.

O homem, que o segurava pelo hombro, encarregou-se de dissipar as suas ultimas duvidas a este respeito.