Página:A Estrella do Sul.pdf/289

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

283


— Paesinho, porque é que estes homens te querem matar? exclamou elle agarrando-se ao patrão apesar dos esforços que os homens mascarados faziam para o afastar.

— Porque fiz um diamante artificial! respondeu Cypriano, apertando commovido as mãos de Matakit, que não se queria separar d'elle.

— Oh! paesinho, como eu sou desgraçado e estou envergonhado pelo que fiz! repetia o joven cafre chorando.

— Que queres tu dizer com isso? exclamou Cypriano.

— Sim! Vou confessar tudo, visto que te querem matar! respondeu Matakit. Sim!... a mim é que devem matar... porque fui eu que puz o diamante na fornalha!

— Enxotem esse fallador.

— Já disse que fui eu que puz o diamante no apparelho! repetia Matakit barafustando. Sim!... fui eu que enganei o paesinho!... Fui eu que o quiz persuadir de que a sua experiencia tinha dado bom resultado!

E punha tão feroz energia nos seus protestos que se resolveram a dar-lhe attenção.

— Isso é verdade? perguntou Cypriano, a um tempo surpreso e contrariado pelo que ouvia.

— É! É! Cem vezes verdade!

Já estava sentado no chão, e todos o escutavam, porque o que elle dizia ia mudar completamente o estado da questão.

— N'aquelle dia do grande desabamento, continuou o preto, quando eu fiquei enterrado no entulho, tinha achado um grande diamante!... Tinha-o na mão, e estava pensando no modo de o esconder, quando a parede caiu em cima de mim, como para me castigar pelo meu criminoso pensamento!... Quando depois voltei à vida, encontrei aquella pedra a cama para onde o paesinho me tinha mandado levar!... Quiz dar-h'a, mas tive vergonha de confessar que era um ladrão, e esperei uma