Página:A Estrella do Sul.pdf/308

Wikisource, a biblioteca livre
302
VIAGENS MARAVILHOSAS

todas as garrafas de vinhos e licores exquisitos que as tabernas dos arredores tinham podido fornecer.

Ás quatro horas estava posta a mesa no salão grande, os frascos enfileirados em boa ordem sobre o aparador, e os quartos de vacca e de carneiro a assar na cozinha.

Ás seis horas chegavam os convidados todos secios. As sete o diapasão da conversa tinha já chegado a um tom por tal fórma elevado, que um clarim difficilmente dominaria a inferneira. La estavam Mathys Pretorios, agora tranquillo porque já não tinha que receiar as partidas de Annibal Pantalacci; Thomaz Steel, radiante de força e de saude; o corretor Nathan, e outros fazendeiros, mineiros, negociantes e officiaes de policia.

Cypriano, por ordem de Alice, não tinha podido recusar o convite para o festim, pois que tambem ella tinha sido obrigada a comparecer. Mas ambos estavam muito tristes, porque era evidente que o fazendeiro, agora cincoenta vezes millionario, não podia pensar em dar a filha a um engenheirito, «que nem sequer sabia fazer diamantes!» É verdade! aquelle figurão egoista tratava por esta fórma o joven sabio, a quem na realidade devia a sua nova fortuna!

O banquete continuava, pois, no meio do enthusiasmo pouco moderado dos convivas.

Diante do feliz fazendeiro agora, — e não por detraz d'elle—scintillava á luz das vélas a Estrella do Sul, collocada sobre uma almofada de velludo azul, e duplamente abrigada por uma gaiola de grades de metal e um globo de vidro.

Já se tinham feito dez brindes à sua belleza, á sua incomparavel limpidez, ao seu brilho sem rival.

Fazia então um calor suffocante.

Miss Watkins, isolada e como que concentrada em si mesma no meio do tumulto, parecia não ouvir cousa alguma. Olhava