Página:A Estrella do Sul.pdf/84

Wikisource, a biblioteca livre
78
VIAGENS MARAVILHOSAS

Mas havia um crime que os mineiros ainda menos perdoavam que o do roubo ; era o crime de sonegamento.

Aquelle yankee chamado Ward, que tinha vindo com o joven engenheiro para o Griqualand, teve um dia cruel experiencia d'isso por ter caído em comprar diamantes a um cafre. Ora um cafre não pode legalmente possuir diamantes, pois que a lei lhe prohibe a faculdade de os comprar no claim ou de trabalhar n'elles por sua conta.

Mal se soube o caso, — era á noite, á hora em que todo o acampamento estava em plena animação depois do jantar, — logo uma multidão furiosa se dirigiu ao botequim do culpado, saqueou-o de alto a baixo, lançando-se fogo em seguida, e de certo teriam pendurado o yankee na forca que alguns homens de boa vontade já tratavam de arranjar, se por felicidade d'elle não chegasse uma duzia de policemen a cavallo ainda a tempo de o salvarem, levando-o preso.

Demais eram bem frequentes as scenas de violencia no meio d'esta população misturada, fogosa, semi-selvagem. Ali todas as raças se cruzavam, produzindo attritos, em turba heterogenea.

Ali a sêde do ouro, a bebedice, a influencia do clima torrido, os maus exitos e os desgostos, tudo concorria para perturbar os cerebros e inflammar as consciencias! Se todos aquelles homens fossem felizes nas pesquizas talvez conservassem mais socego e fossem mais pacientes. Mas, por cada um que de longe a longe tinha a sorte de encontrar uma pedra de grande valor, havia centos d'elles que vegetavam com custo, mal ganhando com que supprir as suas necessidades, quando não chegavam a cair na mais profunda miseria. A mina era como que um panno verde de tavolagem, no qual se arriscava não só o capital, mas tambem o tempo, o trabalho e a saude! E como era diminuto o numero dos jogadores felizes a quem