Página:A Guerra de Canudos.djvu/12

Wikisource, a biblioteca livre
8
A Guerra de Canudos

com o sangue de 800 d'entre elles, cahidos nas suas margens, ordenou a retirada e a conduziu da maneira que notámos, honrando a sua competencia militar.

A zona onde taes factos se passaram é balda inteiramente dos menores recursos, despovoada e d'uma esterilidade até então pouco conhecida. Sem agua, nem pastagens para animaes, a única e esparsa vegetação é constituida por espinhos de innumeras qualidades. O sólo negro, pedregoso e duro, é eriçado de pequenas e multiplas anfractuosidades ponteagudas. Em outros trechos, extensos e profundos areiaes, d'onde evóla-se ardente reverberação para as profundezas do céo, d'uma inegualavel limpidez, sem uma nuvem esbatendo alguma sombra sobre o viajôr suarento, sequioso e estonteado sob a dupla acção dos raios ardentes do sol e da evaporação chispante da terra.

Tal é o scenario onde o major Febronio de Brito realizou a importante operação de guerra, concretizada na famosa retirada, após dois renhidos combates. Na mais completa ordem foi ella executada. Embora sob a acção dos fogos inimigos, sem ter mais generos alimenticios, curtindo sêde intensa, a columna expedicionaria depois de combater enterrou os mortos, transportou todos os feridos e a marcha foi effectuada sob os dictames da Tactica.