Página:A Guerra de Canudos.djvu/129

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A Guerra de Canudos
111

A perda de Sucupira foi immensamente lamentada em toda columna, na qual abria-se grande vacuo. Morreram já 6 officiaes, bravos e dedicados e agora desaparecia um dos mais prestigiosos chefes, dos que mais abrilhantavam á expedição. Si o inolvidavel Commandante alguma antipathia fizera gerar com seu caracter altamente autoriaário, ás vezes d'uma teimosia provocante; a sua conducta exemplar e admiravel em face d'aquelles ruidosos e tristes acontecimentos; a sua provada e incontestavel dedicação á causa que áquelles sertões nos arrastava, de tudo absolveram-no, só restando a mais viva saudade entre seus commandados, que sinceramente o estimavam.

Expirou na noite de 29, apóz muito soffrer. Na lenta e dolorosa agonia, não emittiu uma queixa, raras phrases proferindo. Seus com mandados não abandonaram-no até 30, quando foi inhumado nos cerros da Favella.



A 1.ª columna, ás ordens do general Silva Barbosa, partiu do Rosario, em direcção ao Rancho do Vigario á 26, data em que a 2.ª batia-se em Trabubú. Ia na vanguarda a 1.ª brigada e toda força ali acampou ao meio dia, tendo nas Baixas deixado a 3.ª brigada, que