Página:A Guerra de Canudos.djvu/165

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A Guerra de Canudos
143

algum tanto precipitado, á cavallo, foi em pessoa dirigir a linha, aliás mantida correctamente pelo major Cunha Mattos.

O inimigo de suas invulneraveis trincheiras, rompeu então contra a 3ª brigada, mórmente contra o 7°, horrivel fuzilaria, que em poucos momentos, abrio-lhes grandes claros nas fileiras! Instantaneamente, caiu morto o coronel Flôres, sem contestação official de grande merito e bravura. O major Cunha Mattos foi ferido; foram mortos e feridos muitos outros officiaes e praças, sendo gravemente o major Pereira de Mello, commandante do 14° e postos fóra de combate dezenas de soldados!

Coincidiu a operação com a salva de artilharia sobre Canudos, ás 6 horas da manhã, attingindo em breve o combate ao seu apogêu, sendo generalisado em todos os pontos.

Si a 3ª brigada insistisse no proposito de occupar a Fazenda Velha e em penetrar á viva força no arraial, conforme tencionava o coronel Flores, fóra é de duvida, seria aniquilada totalmente, accarretando completo fracasso á expedição, porque outros corpos seguiriam em seu reforço e necessariamente teriam a mesma sorte.

Succedendo morrer o illustre coronel Flores, os corpos d'aquella brigada, depois de combater algum tempo sem resultado, retiraram,