Página:A Guerra de Canudos.djvu/258

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
222
A Guerra de Canudos

belecimento da linha entrincheirada, garantindo efficazmente a parte de Canudos então conquistada, comprehendendo depozitos e hospitaes.

Aquelles dignos chefes esforçaram-se grandemente na realização d'aquelle serviço. Separaram os soldados para seus batalhões, que foram de novo organizados e alojados em pontos melhor garantidos e começaram a construcção de fórtes parapeitos, em cuja conffecção foi empregado o material das casas em grande quantidade.

O commandante Dantas delineou o grande entrincheiramento, construido pelos corpos respectivamente. O activo e bravo tenente-coronel Tupy Caldas andava n'um labutar constante na organização do pessoal. D'esse modo, em poucos dias uma extensa linha fortificada estendia-se da esquerda, onde estava o 5° de policia, prolongada para a direita, passando pelo cemiterio, detraz da velha igreja, seguindo até 1:400 metras distante, onde ficava o 12°.

A linha era bastante sinuosa, ora desaparecendo entre o macisso das casas, ou sumindo nas dobras do terreno, serpeando sobre morros, n'esse caso menos obrigada. Os soldados sentados em giraós ou toscos bancos junto ao parapeito, faziam o serviço de vigilancia