Página:A Guerra de Canudos.djvu/318

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
270
A Guerra de Canudos

foram felicitados e elogiados pelos generaes Oscar e Barbosa, em eloquentes ordens do dia da mesma data, n.os 120 do commando em chefe e 13 do da 1ª columna. Emfim, estava o Exercito livre das terriveis e inexpuguaveis torres, d'onde partiu a morte para centenas de soldados.



300 metros distante da igreja nova e 900 da Favella, dominando o arraial, fica a Fazenda Velha um conjuncto de fraguras, tendo á esquerda profundo valle e, d'esse lado, sobranceiro, alteroso morro, esteril, pedregoso e tristonho.

D'aquelle sitio legendario, onde foi o inicio de tragicos acontecimentos para a Republica e onde o coronel Moreira Cesar cerrou os olhos, despedindo o ultimo lampejo da sua existencia tão singularmente accidentada, partiu tambem a morte para muitos dos nossos soldados, fuzilados d'aquella posição altamente estrategica e cuja posse influiria de modo notavel no proseguimento das operações do Exercito combatendo em Canudos.

Ao alvorecer do dia consecutivo ao da queda das torres, em 7 de Setembro, commemorando o Magno Acontecimento que produziu a creaçâo da nossa Nacionalidade, liberta das