Página:A Guerra de Canudos.djvu/350

Wikisource, a biblioteca livre
294
A Guerra de Canudos

Repartição do Deputado do Quartel-Mestre-General. Iam e voltavam pela estrada de Calumby, com bôas aguadas e o caminho mais curto. Marchavam com toda segurança, sem mais o receio de serem aggredidos pelo inimigo, para sempre encurralado.

As rações, mesmo as de fumo, café e assucar, eram destribuidas inteiras. Não havia mais o ridiculo commercio de fragmentos de fumo, de punhados de farinha, vendidos a elevado preço. Regularmente iam á Monte Santo officiaes proverem-se do necessario á si e á seus camaradas. A' essa localidade voltou a ordem, havendo um encarregado do policiamento, na epocha o alferes do 31.° J. J. d' Araujo. As casas de commercio baixaram os preços dos artigos e ao toque do recolher cerravam as portas.

Os hospitaes, ali e em Queimados foram reorganizados e os de Canudos estavam providos dos medicamentos necessarios, de sorte que o baixar-se ao hospital não constituia mais um motivo de desespero e de terror. O corpo medico foi reforçado com muitos estudantes da Faculdade do Estado e aquelles abnegados moços, inolvidaveis e desinteressados beneficios produziram, movidos unicamente pelo espirito de humanidade e patriotismo, todos sob a chefia inteligente e dedicada do benemerito Dr. José