Página:A Guerra de Canudos.djvu/369

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
307
A Guerra de Canudos

neral, o tenente Francisco Pereira da Costa Filho, e ajudante de ordens o alferes Francisco de Mello Rabello.

A' frente dos batalhões já citados, chegou o criterioso general Carlos Eugenio com seu estado maior, assumindo no mesmo dia o commando da 2ª columna, n'aquella data interinamente exercido pelo coronel Joaquim Manuel de Medeiros.

A 2ª columna continuou formada pelas brigadas 4ª, 5ª e 6ª, si bem que muito modificadas nos seus elementos constitutivos, sendo que a 6ª brigada passou a ser formada dos batalhões 4°, 29° e 39°, sob o commando do coronel João Cesar Sampaio, do 29°. Este corpo passou a ser commandado pelo major Moreira de Queiróz, o 4° pelo major Frederico Lisboa de Mára e o 39° pelo capitão Eduardo Augusto da Silva. O capitão Luiz M. da Silva Daltro commandava o 28°.

Este batalhão ficou incumbido de guardar as aguadas na estrada de Calumby, ficando provisoriamente encostado a 2ª brigada, que tinha de guarnição nas Baixas o 16°.

Na 2ª quinzena de Agosto também partiram da Capital Federal, com destino á Canudos 2 morteiros Canet 15° e um obuz 10°, do mesmo systema, com as competentes muni-