Página:A Guerra de Canudos.djvu/393

Wikisource, a biblioteca livre
A Guerra de Canudos
329

que na confusão consequente, soldados e jagunços cahiram em grande numero, alvejados á um tempo pelas balas de ambos os lados, do ataque e da defeza.

Os nossos claros já eram bastante sensiveis; mas dos pontos onde impassiveis aguardavamos o resultado do tremendo combate, víamos as fracções dos batalhões fragmentarem-se, e em grupos atacarem a tiro e á arma branca as fortificações do inimigo, matando sem piedade, ou morrendo sob furia incohercivel.

Os fanaticos, quando perdidos, sabiam dos seus antros, e com uma bravura extraordinaria, de facão em punho, ou á coice d'arma e á faca, atiravam-se aos soldados, dispostos á morte.

A lucta era acceita.

Os duellos multiplicavam-se, cahindo abraçados, esfaqueados e bayonetados, sob jórros de sangue, soldados e jagunços, na sede de vingança que o odio irreprimível gerava.

Tambem mulheres e meninos, vendo seus companheiros, ou pães, cahindo, tomavam das armas e cégamente investiam sobre os pelotões afinal cahindo tambem com officiaes e soldados, dispostos a não cederem um só passo na pugna generalisada. Na investida, no ardor do combate, os batalhões da 6ª brigada foram até onde foi possivel se avançar.