Página:A Guerra de Canudos.djvu/53

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
43
A Guerra de Canudos

distribuido fardamento e equipamento da tabella em vigor. Todos os batalhões, excepto a 31° ainda armado à Comblain, possuiam carabinas Mannlicher; o 5° regimento segeuia com todos os canhões.

Com os corpos já citados, quasi todos aguerridos, seguiam seus commandantes, militares da tempera e da reputação dos coroneis Carlos Telles (31°), Serra Martins (40°), Olympio da Silveira (artilharia), Thompson Flores (7°) ; tenentes-coroneis : Tupy Caldas (30°), Dantas-Barreto (25°), Sucupira (12°), e muitos outros oíficiaes superiores e subalternos de comprovada nomeada.

Os batalhões 7°, 9° e 16°, conservando-se em Queimadas desde a anterior expedição, foram reorganizados e seu estado effectivo augmentado. Naquella villa tambem ficaram os restos da força de cavallaria, anteriormente ás ordens do capitão Álvaro Pedreira Franco, que deixára o commando. Essa e aquellas forças constituiram o nucleo da futura columna.

Nos ultimos dias de Março, em Monte-Santo e Queimadas, abarracavam os batalhões. 14°, 25° e 27° e o 5° regimento. Ao mesmos tempo, os quarteis da Capital do Estado alojavam os de ns. 12°, 31° e 32° vindos do Sul. Os 26°, 33°, 34°, 35° e 40° aguardavam ordens nas