Página:A Patria Brazileira.djvu/150

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
— 134 —


machina orientar-se de modo a encorporar-se á esquadra de protecção, caso não podesse mais alcançar-me, segui ávante sem elle.

Poucos minutos depois o Tamandaré, vencendo egualmente todos os obstáculos, lançava o terceiro foguete.

Ás 4 horas e 50 minutos a divisão avançada, excepto o Alagôas achava-se acima de Humaytá e fora do alcance de seus canhões.

O Alagôas, porém, investia de novo o passo, e ainda tendo soffrido um desarranjo na machina retrocedeu segunda vez, para de novo investir a soberba fortificação, como fez com heroísmo.

Ordenei ao Barroso que continuasse a seguir a toda a força aguas acima, e fosse destruindo o que encontrasse do inimigo, e me conservei com pouca marcha, esperando a todo o momento o Alagôas, sobre o qual sentia fazer o inimigo fogo.

Ás 6 horas já o Barroso forçava a bateria do Timbó, assestada á margem do rio do lado do Chaco A's 7 1|2 horas cheguei a esta bateria onde contei 12 bocas de fogo de grosso calibre e onde alguns navios sofíreram ainda mais que em Humaytá; forcei-a, e pouco acima della percebi que o Alagôas a vinha transpondo. Voltei aguas abaixo afim de protegel-o, mas já o encontrei livre de perigo e da abordagem que o inimigo teve a louca pretenção de dar-lhe com algumas canoas.

Ao meio-dia achava-se toda a divisão que me foi confiada fundeada no porto do Tagy, onde o 1.º Corpo do Exercito Imperial, sob o commando do Exm. Sr. Marechal de Campo Victorino, recebeu-a com as mais enthusiasticas ovações

Estava, pois, realisado o sublime plano concebido por V. Ex.; mas três navios achavam-se inutilisados: o Tamandaré, o Pará e o Alagôas, os quaes mandei encalhar immediatamente afim de não sossobrarem.

Os Commandantes que tenho a fortuna de ter sob minhas ordens excederam a todo o elogio que podesse fazer-lhes. Mencionando aqui os seus nomes, recommendo a V. Ex., e apresento ao paiz seis bravos dignos de toda a consideração do Governo Imperial e da Pátria. São elles os Srs. Capitão de Fragata Guilherme José Pereira dos Santos, Commandante do Bahia, Capitães-Tenentes, Augusto César Pires de Miranda, Commandante do Tamandaré, Arthur Silveira da Motta, Commandante do Barroso. 1.os Tenentes Custodio José de Mello, Commandante do Pará, António Joaquim, Commandante do Rio Grande, e Joaquim António Cordovil Maurity, Commandante do Alagôas; este ultimo oificial ante os desastres