Página:A Patria Brazileira.djvu/153

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
— 137 —


a artilharia com vantagem e acerto; por occasião da abordagem, saltou no convez com uma espingarda-revolver, dirigiu a defesa e matou a deus inimigos; foi levemente ferido nas costas.

O mestre Manoel Joaquim de SanfAnna, homem velho, cançado e cheio de moléstias, portou-se com bravura, sangue frio, e desenvolveu muita actividade em todos os combates.

O guardião Martinho de Mendonça, que se achava preso para respondei* a conselho de guerra, foi solto na véspera do ataque, e durante elle tcrnou-se denodado; depois de ferido, saltou no ccnvez para defender a abordagem cem uma espingarda, pelo que o julgo merecedor de perdão.

1.* machinista João Fernandes Gonçalves foi incançave), e viu-se só, por ter sido ferido logo no principio da acção o 2. machinista; trabalhou 12 horas consecutivas debaixo da temperatura de 52° centigrados, reparando prcmpta e dedicadamente a avaria da machina em uma das circumstancias mais criticas em que me vi, com toda a calma e distincção.

O 2.′′ machinista Maneei Ferraz foi gravemente ferido por um estilhaço de bala, no começo do combate, e até ahi conduziu-se com distincção.

Todos os imperiaes marinheiros destacados a bordo são dignos de louvor e tornam-se salientes os seguintes: o cabo André Cândido, chefe de peça, que com um só tiro de mei ralha metteu duas chalanas a pique; imperial marinheiro de 1. classe Luiz José de Moraes, que muito ajudou-me no governo do navio, e armado de espingarda fez fogo mortifero sobre as chalanas, sendo o primeiro a saltar no convez; o imperial marinheiro Claudino Apolinário, que fbi ferido por uma bala de fuzil na abordagem,

A valentia, denodo e boas indicações do pratico Santiago Orseira são dignos da attenção do Governo Imperial; seu logar foi quasi sempre o convez pela impossibilidade de se dirigir o navio pelas seteiras da casamata de governo, que estavam tapadas por estilhaços de pau e ferro; foi levemente ferido na cabeça e nas costas.

As circumstancias criticas em que me achei, o mau governo do monitor, causado pela irregularidade de trabalho das machinas, pela noite a principio, pelos redomoinhos, pelas diflficuldades e ardis que o inimigo oppunha e pelo cheque das balp«s, obrigaram-me nas occasiões