Página:A Patria Brazileira.djvu/165

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
— 149 —


1

de cinco fi seis mil homens das três armas, e disposto a travar comnosco

combate.

Ordenei que carrsgasse, e aqiTelle distincto e bravo General o fez, como é costume seu, isto é, com a maior intrepidez e o mais decidido arrojo; e, não obstante uma das maiores tormentas de chuva e vento sul, que aqui temos experimentado, e que nos açoutava pela frente, jDÔde, com uma divisão de cavallaria, três batalhões do 3* corjDO, depois de ter metralhado o inimigo e lançado contra as suas fileiras grande porção de foguetes a congréve, desalojal-o e passar o arroio.

Como y. Ex. vê, não eram, porém, sufíicientes essas forças nossas joara poderem continuar a manter-se no po.sto conquistado e resj)onder ao fogo nutrido e incessante que do inimigo soffriamos.

Dando-me disso parte aquelle General, avancei com as forças do 1.° e 2.° corpo a fortificar nosso flanco esquerdo, tendo ordenado que o Brigadeiro João Manoel Menna Barreto, á testa da divisão de cavallaria que commanda, seguisse por uma vereda da direita para contornar em tempo o inimigo por ahi, emquanto que o bravo Barão do Triumpho procuraria o mesmo fazer pela esquerda. Carregando de novo o Visconde do Herval, foi infeliz mente ferido por uma bala de fuzil que lhe fraccionou o maxillar infeiior, o que chegando ao meu conhecimento, fiz ainda avançar o resto das forças e carregar sobre o inimigo em todos os pontos em que elb

Estatua do General Gurjão na Capital do Estado do Pars